MT registra expansão de 22,4% em novas unidades de supermercados

Levantamento realizado pela Geofusion, líder no segmento de inteligência geográfica no País, aponta que Mato Grosso teve um ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021 ainda inferior ao índice registrado no período pré-pandemia, mas com leve recuperação. Enquanto o primeiro semestre de 2019 houve aumento de 59,7% de novas unidades, nos seis primeiros meses de 2021, esse número registrou alta de 22,4%. Em números absolutos isso significa mais 814 unidades abertas no Estado. Em 2020, esse dado ficou em 13,5%. O potencial per capita de compras no Estado, neste ano, é de R﹩ 2,08 mil.

Do ponto de vista nacional, o levantamento da Geofusion, aponta que o ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021 superou o índice registrado no período pré-pandemia. Enquanto o primeiro semestre de 2020 teve 8,4% novas lojas a mais que no mesmo período do ano anterior, nos seis primeiros meses de 2021, o número de novas unidades registrou alta de 43,9%.

O setor, considerado essencial para o comércio varejista, foi um dos poucos que se manteve a pleno vapor mesmo durante o auge da crise sanitária. Destacam-se, nesse contexto, o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa, com o aumento do consumo de alimentos nos domicílios, e o pagamento do auxílio emergencial, que garantiu renda mínima aos mais vulneráveis.

Com o início da pandemia em 2020, muitas inaugurações foram adiadas. Os dados mais atuais, fornecidos pela Geofusion, mostram que no primeiro semestre deste ano o setor de supermercados recuperou seu ritmo de crescimento pré-pandemia.

EM ALTA – O segmento de supermercados tem apresentado tendência de expansão desde 2015 em todo o País. Até 2018, houve variação entre 15% e 20%, no primeiro semestre. De janeiro a junho de 2019, o aumento do número de novas unidades foi ainda maior: 39,5% em relação ao primeiro semestre de 2018. Com o início da pandemia em 2020, muitas inaugurações acabaram sendo adiadas.

Os dez estados que registram maior expansão, no primeiro semestre de 2021, foram: Acre (86,0%), Sergipe (70,5%), Pernambuco (63,9%), Roraima (63,5%), Bahia (61,9%), Piauí (59,6%), São Paulo (56,5%), Amapá (56,5%), Tocantins (52,2%) e Paraíba (48,0%). Todos esses estados vinham apresentando crescimento no indicador, e, em diversos momentos, estiveram no ranking dos estados com maior expansão em termos proporcionais.

Quando se tratam de números absolutos, destacam-se São Paulo, com abertura de quase sete mil lojas, Bahia, com quase quatro mil unidades, Minas Gerais, com 3,3 mil, Rio de Janeiro, com 2,6 mil, Rio Grande do Sul e Ceará, ambas com aberturas de aproximadamente 2,2 mil unidades, e por fim, Pará, Goiás, Paraná e Pernambuco, com cerca de 1,8 mil novos estabelecimentos.

Desenvolvida pela Geofusion, a partir de metodologia própria, a estimativa anual per capita de consumo de alimentos no domicílio é maior nos seguintes estados: Rio Grande do Sul (R﹩2,60 mil), São Paulo (R﹩2,56 mil), Santa Catarina (R﹩2,56 mil), Amapá (R﹩2,52 mil), Distrito Federal (R﹩2,50 mil), Rio Grande do Norte (R﹩2,44 mil), Paraná (R﹩2,26 mil), Mato Grosso do Sul (R﹩2,20 mil), Goiás (R﹩2,16 mil) e Rio de Janeiro (R﹩2,16 mil).

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