Plataforma da Jucemat permite abertura de empresas em poucos minutos

A plataforma digital “Balcão Único” foi lançada nesta quinta-feira (29). O sistema permite que qualquer cidadão possa abrir uma empresa de forma simples, sem custos para o novo empreendedor, automática e em poucos minutos.

O aplicativo foi desenvolvido pela Junta Comercial do governo de Mato Grosso (Jucemat), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT). O estado é o único da região Centro-Oeste que aderiu à plataforma de incentivo a abertura de novos negócios.

De acordo com o presidente da Junta Comercial, Manoel Lourenço de Amorim, uma das facilidades é que o sistema realiza a integração de dados entre os órgãos de cada esfera dos governos federal, estadual e municipal.

“Com o Balcão Único, a coleta de todos os dados imprescindíveis para o funcionamento de uma empresa é feita por meio do formulário digital, com isso ganha-se em tempo, reduz-se a burocracia e gastos como havia no processo tradicional”, esclarece Amorim.

A princípio, o Balcão Único será voltado para empresas de baixo risco, independente do porte, seja pequena, média ou grande. O cadastro será voltado para Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), Sociedade Limitada com apenas um sócio e sem necessidade de capital mínimo e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Outra vantagem obtida pelo empreendedor em Mato Grosso, é a versatilidade que o ambiente virtual permite, conforme explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

“O Balcão Único possibilita que várias etapas sejam efetuadas de forma automatizada, a exemplo do registro da empresa, número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais, do recebimento das aprovações da prefeitura, das licenças necessárias, cadastro dos empregados que serão contratados e registro no e-Social, entre outros”.

Para utilizar o serviço é necessário preencher um formulário eletrônico, que vai ser disponibilizado no site da Junta Comercial a partir de setembro.

Leia também: Turismo de Cuiabá tem iniciativas de qualificação e aplicativo com guias gastronômicos

Tagged: , , , , , , ,