De Cuiabá para o resto do Brasil. Assim se resume a história da antiga Tecelagem Avenida, hoje Grupo Avenida e presente em 11 estados do Brasil. A rede de lojas voltada ao varejo de artigos de confecções, calçados, cama, mesa e banho, despertou interesse continental e acaba de ser adquirida pelo maior grupo de varejo de vestuário da África do Sul, a Pepkor.
Conforme publicação veiculada na revista Exame, a empresa africana é avaliada em US$ 5,4 bilhões e tem cerca de 5.500 lojas espalhadas por dez países do continente. O objetivo da compra é transformar o Grupo Avenida em uma em uma plataforma de crescimento da empresa africana no Brasil.
Fundada em 1978 na Capital mato-grossense, pelo empresário Ailton Caseli, nos anos 2000 começou a expandir o negócio pelo país. Agora a Avenida conta com 130 lojas espalhadas por onze estados brasileiros.
Atualmente, o grupo presidido por Rodrigo Caseli conta com mais de 2,3 mil funcionários e conquistou, por cinco vezes seguidas, o prêmio ‘Melhores Empresas para se Trabalhar – Centro-Oeste’ e em 2014 e 2015 o ‘Melhores Empresas para se trabalhar – Varejo Brasil’.
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As companhias têm posicionamento bastante semelhante de mercado, voltados às classes C, D e E. A Pepkor, porém, tem atuação mais diversificada de produtos e também opera com eletrônicos, móveis e até material de construção.
A Pepkor, que carrega com orgulho e como missão ser um varejo moderno de bens acessíveis, vem reforçando nos últimos anos o projeto de ser globalmente reconhecida por seu posicionamento.
Os valores da transação são mantidos sob sigilo, apesar de a Pepkor ser uma companhia de capital aberto, avaliada em torno de US$ 5,4 bilhões. O investimento deve ser anunciado em breve na África do Sul, mas sem os detalhes.
Os números atuais do Grupo Avenida não são conhecidos, mas quando registrou prospecto preliminar no início de 2021 na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mostrava receita líquida de R$ 640 milhões, em 2020, e de R$ 680 milhões, em 2019.
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