Varejo mato-grossense acumula saldo negativo de vendas em 2021

O volume de vendas do comércio varejista, em Mato Grosso, acumula perdas de 0,2% em 2021, na comparação com o mesmo momento de 2020, considerando janeiro a setembro. Na comparação mensal, ante agosto, há saldo de 0,2% e na avaliação anual, setembro contra setembro, perdas de 1,7%.

Até julho, por exemplo, o saldo do ano no Estado era positivo em 1,2%. ‘Zerou’ em agosto e em setembro já apontou retração.

Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada ontem pelo IBGE, mostram que todos os estados do Centro-Oeste registram quedas sobre o volume de vendas em setembro, quando comparado o mesmo mês de 2020.

Leia também: ‘Natal Premiado’ começa esse mês com a meta de alavancar economia estadual

No País houve recuou 1,3% em setembro, na comparação com o mês anterior, segunda queda consecutiva, após a maior alta do ano em julho, quando cresceu 3,1%. No ano, o varejo acumula crescimento de 3,8% e nos últimos 12 meses, alta de 3,9%.

“Esse segundo mês de queda vem com intensidade razoável, mas em menor amplitude que agosto (-4,3%). Depois da grande queda de abril do ano passado, início da pandemia, veio uma recuperação muito rápida que levou ao patamar recorde de outubro e novembro de 2020. Depois tivemos um primeiro rebatimento com uma nova queda forte em dezembro e dois meses variando muito próximo do mesmo nível pré-pandemia, até março, mês a partir do qual houve nova trajetória de recuperação. Desde fevereiro de 2020, o setor vive muita volatilidade”, analisa o gerente da PMC, Cristiano Santos.

Na comparação com agosto, o comércio varejista teve variações negativas em 25 das 27 unidades da federação em setembro com destaque para: Mato Grosso do Sul (-3,9%), Santa Catarina (-3,6%) e Rio Grande do Norte (-3,4%).

Frente a setembro de 2020, as vendas do comércio varejista recuaram em 26 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Maranhão (-12,3%), Sergipe (-11,9%) e Rondônia (-11,8%).

VEJA AQUI OUTRAS NOTÍCIAS DE COMÉRCIO E SERVIÇOS

Tagged: , , , ,
%d blogueiros gostam disto: