Vendas de final de ano devem ser as maiores em cinco anos em Mato Grosso

Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) revela que quase 76% da população mato-grossense pretende ir às compras neste final de ano, que promete ser o melhor em cinco anos.

A pesquisa, feita por meio do Núcleo de Inteligência de Mercado da entidade, mensurou o comportamento de compra de uma parcela significativa de consumidores economicamente ativos do Estado e o seu interesse pela Black Friday e Natal. Foram realizadas 600 entrevistas na primeira quinzena de novembro com abrangência nas cidades das regiões Central, médio norte, norte, sul, leste e oeste de Mato Grosso.

Questionados especificamente sobre a Black Friday, primeiro grande evento desta reta final do ano, 59,3% responderam que aproveitarão as promoções e irão às compras neste ano. A expectativa positiva foi noticiada pelo Mato Grosso Econômico anteriormente aqui, segundo dados de outra pesquisa local.

Em 2020 o percentual de intenção de compras foi de 54%. Roupas e Calçados foram os itens apurados como os mais procurados na data (28%), seguido por Eletrodomésticos (24,2%), Celulares/Smartphones/Eletrônicos (22,5%), Móveis em Geral (9,7%), Brinquedos/Pelúcias (5,7%), Cosméticos e Perfumes (3,1%) e Outros 6,8%.

A geração que mais pretende comprar é a Z (18 a 26 anos) com 70,3%. Quando nos referimos à renda, a maior pretensão ficou com a de R$ 6.001 a R$ 10.000 (74,1%) e a região destaque com a possibilidade de conseguir maior volume de vendas ficou a leste com 71,9%.

Já sobre a média de valor que pretendem gastar na Black Friday deste ano ficou em R$ 1.619,52. Aumento real de 20% na disposição de gasto médio quando comparado com 2020. Neste item destacamos a região norte com a média de R$ 1.784,00 seguida pela região de Cuiabá e Várzea Grande com média de R$ 1.696,32, região médio norte R$ 1.655,05 e região oeste R$ 1.442,86.

NATAL – Já exclusivamente sobre o Natal, 64% disseram ir às compras. Para essa data, os produtos mais procurados pelos entrevistados são Roupas e Calçados (55,3%), Brinquedos/Pelúcias (21,4%) brinquedos/pelúcias, Eletrodomésticos (4,9%), Cosméticos e Perfumes (2,9%), Acessórios (2,9%), Celulares/Smartphones/Eletrônicos (2,4%), Itens de decoração para casa (2,2%), Móveis em Geral (1,8%), Livros (0,6%), Viagens (0,2%), Artigos Esportivos (0,2%) e Outros (5,3%).

A média de valor que pretendem gastar este ano ficou em R$ 1.016,14. Aumento real de 18,5% na disposição de gasto médio quando comparado com 2020. Aumento puxado por 55% que pretendem gastar mais que no ano passado. A média de presentes/produtos ficou em cinco por pessoa.

A região de Cuiabá e Várzea Grande foi a que apresentou a maior pretensão de compras pelos consumidores com 75,7%, seguida pela região sul (67,5%) e região oeste (66,7%).

ATRATIVOS – As campanhas promocionais, por exemplo, tiveram aumento de interesse comparando novembro de 2021 (87%) com novembro de 2020 (66%). Para 73% dos entrevistados, as campanhas são um diferencial na decisão de suas compras ficando como destaque a Geração Z (18 a 26 anos) com 81,5%.

Dos 75,9% que pretendem realizar compras neste fim de ano, 40,9% responderam que irão presentear familiares, 34% irão se presentear, 15,7% irão comprar itens para casa, 6,9% presentearão os amigos e 2,6% gastarão com itens para sua empresa.

Com relação ao local de preferência para compras, 51,4% responderam que optam por ir às lojas do Centro da cidade. Em segundo lugar ficou a internet (sites), com 24,9%, que devemos destacar um grande aumento comparado aos últimos anos. Em seguida, os shoppings centers com 10,5%, lojas próximas nos bairros onde mora 7,1%, mídias sociais (Instagram, Whatsapp e Facebook) e 3,3% Outros.

Quando analisado por regiões, podemos destacar que a preferência por lojas do Centro da cidade é liderada pela região oeste (68,2%), lojas de bairros pela região médio norte (9,9%), shopping center por Cuiabá e Várzea Grande (25,7%) e internet (Sites On-line) pela região norte (32%).

VIAGENS E CONFRATERNIZAÇÃO – Dos entrevistados, 19,7% relataram que pretendem viajar neste final de ano, sendo 30,3% dentro de Mato Grosso e 69,7% para outros Estados. Já referente à Confraternização, neste ano 69% pretendem confraternizar e o local pretendido é na cidade que mora com 83,5%.

EXPECTATIVAS 2022 – Na oportunidade, o Núcleo de inteligência de mercado apurou as expectativas para a economia do ano vindouro. O resultado foi otimista, com 61% dizendo que vai melhorar. A geração mais otimista é a X (42 a 55 anos) com 71,6%. As pessoas com faixa de renda mais otimista foi a de R$ 3.000 a R$ 6.000 (69,40%). A região oeste apresentou um otimismo acima da média (68,6%). 

“O momento vivenciado atualmente é de mais confiança e otimismo quando comparado com o ano passado e esse sentimento tem se transformado em resultados mais positivos para a economia. A pesquisa nos apresentou vários aspectos, dentre eles o aumento real de valores gastos tanto para a Black Friday quanto para o Natal”, avaliou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Um ponto que precisa ser observado, como frisa Granja, é a confiança do consumidor com a Black Friday, já que o espaço referente ao volume de vendas de fim de ano tem aumentado 67,4% da população economicamente ativa pretende antecipar alguns itens do que comprariam no Natal, principalmente eletrodomésticos, celulares, smartphones e eletrônicos.

“Por ser uma pesquisa Estadual tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco mais de cada região quanto ao perfis de consumidores existentes, esse é um ponto importante para que os empresários locais possam elaborar estratégias comerciais e de marketing de forma ainda mais assertivas, porém uma ação certa é a Campanha de Natal Premiado CDL que está disponibilizando muitos prêmios para os clientes concorrerem e ficou comprovada a sua importância para a economia local, já que a maioria dos consumidores gosta de participar de ações como essa e também considera como diferencial na decisão de compras”, completou.

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