Visitantes poderão fazer consórcio e contratar linha de crédito na Cuiabá Solar Expo

A Cuiabá Solar Expo – Feira de Energia Solar Fotovoltaica da Capital – aberta desde ontem, no Centro de Eventos da Acrimat traz não apenas a possibilidade de conhecimento sobre este sistema de geração de energia, como estará ofertando condições para instalação de projetos.

O evento que segue até quinta-feira, dia 25 – sempre das 16h às 22h – é voltado a clientes de todas as classes de consumo de energia (residencial, comercial, industrial e rural) interessados em reduzir a despesa mensal.

Voltada para o consumidor, um dos principais objetivos da feira é mostrar como funciona esse mercado e apresentar os melhores fornecedores de energia solar. Para isso, dezenas de empresas que atuam no segmento vão apresentar seus serviços aos visitantes. Com uma conta de energia na mão, o potencial cliente de energia poderá sair com o orçamento do projeto na mão.

Para àqueles que desejam financiar a implantação do sistema, duas cooperativas de crédito (Sicredi e Unicred) participarão da feira e oferecerão linha de crédito especial para os associados. E para quem deseja planejar a aquisição, há também a possibilidade de se fazer um consórcio. Para aqueles que sejam ter a energia solar como negócio, uma franquia do serviço também estará disponível.

A organizadora da feira, Alcimar Moretti, reforça que os consumidores que forem à feira com uma conta de luz poderão simular o custo de um projeto de geração de energia solar fotovoltaica. “A participação das cooperativas de crédito Sicredi e Unicred vai oportunizar às pessoas a contratação de uma linha de crédito para tirar esse projeto do papel. Além de reduzir o custo da energia, essa pessoa ou empresa vai contribuir com a geração de energia limpa, sem impacto no meio ambiente”.

COMPRA PLANEJADA – Se a intenção do consumidor é fazer a aquisição do sistema de forma planejada e pagar aos poucos, ele poderá comprar um consórcio da Gazin. O valor mínimo é de R$ 10 mil e o máximo de R$ 100 mil, com prazo máximo de 80 meses. Os modos de contemplação são sorteio, lance livre ou lance fixo. Na feira, o Consórcio Nacional Gazin estará com 10% de desconto na taxa de administração, válida para Cuiabá e Várzea Grande.

Quem deseja ter uma empresa de energia solar poderá entrar nesse mercado por meio de uma franquia. A Sol Vida é uma empresa especializada em comercialização, projetos, instalação e manutenção de equipamentos de energia solar, que atende pessoas físicas e jurídicas. A proprietária da franquia, Débora Ribeiro de Souza Oliveira, tem três franquias em operação. Para o próximo ano, ela afirma que projeta a abertura de 20 novas franquias somente no Estado de Mato Grosso.

Leia também: Mato Grosso está entre os quatro maiores do País em energia solar instalada

REFLEXOS EM TODA CADEIA – O crescimento na demanda por geração própria de energia movimenta todo o segmento. De profissionais às empresas do setor, os resultados são positivos e esse nicho de mercado parece cada vez mais promissor. O presidente do Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (CREA/MT), Juares Samaniego, afirma que é fato o crescimento desse setor, que demanda cada vez mais profissionais qualificados para desenvolver o trabalho em todas as etapas, como projeto, instalação, operação, montagem, manutenção, distribuição e comercialização. “Movimentam empresas desenvolvedoras, produtoras e distribuidoras, que têm forte potencial de expansão nos próximos anos, oferecendo oportunidades de trabalho, mas exigindo capacitação do engenheiro eletricista”, afirma. Atualmente, o CREA/MT estima a existência de cerca de quatro mil engenheiros eletricistas em Mato Grosso e as entidades de classe ligadas ao conselho promovem eventos de capacitação ao associado em vários assuntos, inclusive energia solar.

A FEIRA – A Cuiabá Solar Expo – Feira de Energia Solar Fotovoltaica de Cuiabá é uma realização da Moretti Coelho Eventos. Será realizada entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Eventos da Acrimat, das 16h às 22h. São mais de 20 empresas expositoras. O evento tem apoio da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), do Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (CREA-MT) e da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Eletricistas (AMEE).

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE COMÉRCIO E SERVIÇOS

Tagged: , , ,