De acordo com estudos realizados pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), a exportação realizada por pequenas e médias empresas já é uma realidade no país. O Canadá, por sua vez, está entre as quinze nações que mais importam produtos do mundo e apresentam um perfil interessante para o empreendedor nacional que deseja fazer negócio no exterior. Segundo Paulo de Castro Reis, Diretor de Relações Institucionais da CCBC, as oportunidades mapeadas para o estado do Moto Grosso, apontam que o segmento de Alimentos e Bebidas, em especial Açaí, Pescados e Castanhas, está favorável. “Os canadenses são consumidores conscientes, com alto poder aquisitivo. Eles costumam a pagar mais por produtos típicos e que tenham uma história agregada, seja na criação ou na produção, dando preferência os itens ecologicamente corretos. Como as PMEs são detentoras desse tipo de produção e estão cada vez mais engajadas neste sentido, temos um diferencial perante os outros mercados”, comenta diretor.
Segundo dados do Euromonitor International, a categoria da Alimentos e Bebidas, Embalados e Soft/Hot Drinks no Canadá apresentam juntas o valor de varejo de US$ 52.7 bilhões (2017) e devem chegar a US$61.8 bilhões até 2021. No caso dos alimentos frescos, as vendas apresentaram o valor de 8.8 milhões de toneladas (2017) e a expectativa para 2021 é que cheguem em 9.3 milhões de toneladas, com o crescimento de 6%. Atualmente, o Mato grosso exporta sementes e frutos oleaginosos para outros países. A troca chega a movimentar para o estado, um valor acima da casa dos quase $3 trilhões. Para a CCBC este cenário é favorável para os negócios e ainda cria chances de crescimento para empresas brasileiras. “O Mato Grosso já exporta produtos deste segmento para outros países. Abrir uma frente comercial com o Canadá é uma grande oportunidade, além de ser estratégico para os negócios. O país, que é muito receptivo aos brasileiros, funciona como uma porta de entrada para quem deseja ter comércio com a Europa ou Estados Unidos, justamente por ter um mercado maduro e que serve de base para o empreendedor ter uma ideia do que encontrará em outros países. Economizando assim, tempo e dinheiro” comenta De Castro Reis.
Entre os dias 14 a 21 de abril, a CCBC embarcará com empreendedores brasileiros para ao outro país com a intenção de intensificar as negociações bilaterais envolvendo o segmento de Alimentos e Bebidas. Comitiva marcará presença na maior feira do setor, a SIAL Canadá Inspire Business Food. Para isso, a organização oferecerá apoio personalizado de preparação para a missão. Mais informações: https://ccbc.org.br/publicacoes/noticias-ccbc/portas-abertas-ao-sabor-brasileiro/.
Mais sobre o CCBC: Fundada em 1973, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) reúne empresas brasileiras e canadenses operando nos principais segmentos econômicos e tem por objetivo estimular, apoiar e expandir as relações de comércio entre os países, além de promover o intercâmbio cultural e tecnológico. A CCBC trabalha com foco na construção de uma ampla rede de relacionamentos, na disseminação de informações relativas ao ambiente comercial de ambos os países e na identificação de oportunidades, tendências e parceiros de qualidade que possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios de seus associados.