CONFIANÇA EMPRESÁRIO

Cuiabá tem aumento na taxa de Confiança do Empresário do Comércio em agosto

Foi a segunda melhora consecutiva da pesquisa, depois de registrar quedas em meses anteriores e chegar a 125,1 pontos em junho, pior resultado do ano
Terça-feira 10 de Setembro de 2019
Fecomércio MT
Cuiabá tem aumento na taxa de Confiança do Empresário do Comércio em agosto

Levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado na última sexta-feira (06), pela Fecomércio-MT aponta que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), do mês de agosto, revela uma melhora de 2,2% sobre o mês anterior e de 3,9% na comparação com agosto do ano passado, atingindo, assim, 128,8 pontos.

Foi a segunda melhora consecutiva da pesquisa, depois de registrar quedas em meses anteriores e chegar a 125,1 pontos em junho, pior resultado do ano. Mesmo assim, a avaliação da Fecomércio-MT para a pesquisa é de melhora gradual no cenário de mais longo prazo, confirmando a percepção de otimismo pela classe empresarial.

Condições favoráveis

Todos os subíndices apresentaram alta mensal, sendo referência às condições atuais do empresário o principal destaque positivo, que apresentou alta de 5,4% e chegou 104 pontos, ficando em situação de otimismo. No ano, a melhora do componente foi de 8,1%.

Sobre o subíndice, na avaliação da economia atual, pouco mais da metade dos empresários entrevistados (51,6%) afirmaram que a situação melhorou, enquanto 48,4% disseram que piorou.

Expectativa

Para o subíndice que acompanha a expectativa do empresário do comércio, que apresentou alta de 1% sobre o mês anterior e somou 164,4 pontos, 92,6% dos entrevistados afirmaram que a expectativa da economia melhorou no período e apenas 7,4% alegaram que piorou.

Resultado semelhante foi observado para a expectativa do setor, onde 94,3% dos empresários alegaram ter melhorado no período mensal e somente 5,9% disseram ter piorado.

Investimento

Já o subíndice que monitora o investimento do empresariado na capital apresentou alta de 1,1% no mês e de 1,7% sobre agosto passado. Questionado sobre expectativa de contratação de funcionários, 77,7% dos empresários pretendem aumentar o quadro de funcionários, 16,5% falaram que vão reduzir pouco e 5,3% reduzir muito.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS