Transporte Coletivo

Frota de ônibus do transporte coletivo de Cuiabá será 100% climatizada com nova licitação

As melhorias que se estendem a 150 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente
Terça-feira 28 de Maio de 2019
MT Econômico
Frota de ônibus do transporte coletivo de Cuiabá será 100% climatizada com nova licitação

Foi lançada a licitação para contratação de empresas que vão operar o transporte coletivo de Cuiabá. O prefeito Emanuel Pinheiro disse essa semana à imprensa que 30% dos ônibus deverão ter, de imediato, ar-condicionado e até 2022, atingir a cota de 100% da frota climatizada.

Hoje há apenas 60 ônibus com ar-condicionado circulando pela cidade e a inclusão do item no edital leva em consideração o clima da cidade, além de ser uma das principais exigências dos usuários.

Além disso, o trâmite prevê outros benefícios à população, como atendimento a zona rural e a inclusão de câmeras de segurança. Melhorias que se estendem a 150 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente.

O último edital foi lançado há 17 anos, por isso a abertura do processo licitatório é considerada como um marco para a mobilidade urbana da Capital.

Diante das exigências previstas na licitação, as empresas interessadas em oferecer o serviço deverão se adequar à proposta de modernização  firmada pela gestão. 

O edital, publicado na página 61 do Diário Oficial de Contas 1628, permanece aberto por 45 dias e garante ampla concorrência a empresas de todo Brasil, desde que as mesmas preencham todos os requisitos estabelecidos. A vencedora será aquela que apresentar toda a documentação necessária e o menor preço para a execução do serviço. O prazo da concessão é de 20 anos prorrogáveis por mais 10.

Contrato emergencial

A fim de garantir a prestação de serviço aos usuários do transporte coletivo, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realizará um contrato emergencial que se estenderá até a conclusão do trâmite, estimada em 90 dias. A adoção da medida se faz necessária por conta do vencimento do atual acordo com as empresas Pantanal Transportes, Integração e Norte e Sul, no dia 6 de junho.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS