NOVOS MERCADOS

Novos mercados podem ser abertos para os produtos brasileiros na Ásia

Após visita do Mapa ao mercado asiático recentemente, alguns países sinalizaram interesse nos produtos brasileiros.
Sexta-feira 24 de Maio de 2019
MT Econômico/Mapa
Novos mercados podem ser abertos para os produtos brasileiros na Ásia

Novos mercados podem ser abertos para os produtos brasileiros na Ásia. Desde carne, frango, porco, jumento, até gado, café e abacate.

O Ministério da Agricultura (Mapa) enviou ontem (23) uma lista com 30 plantas frigoríficas que pretendem exportar para a China. Inicialmente, os representantes do governo brasileiro solicitaram a autorização de 78 frigoríficos. No entanto, durante as tratativas com autoridades chinesas, foi sinalizada a intenção de abertura para avaliar 20. 

Deste total, 6 já haviam sido vistoriadas, mas ainda não estão habilitadas. As outras 24 foram selecionadas a partir de um diálogo entre a equipe do Mapa e as associações do setor e não precisarão ser vistoriadas. Dentro deste grupo estão exportadores de bovinos (gado), avinos (frango), suínos (porco) e asininos (jumentos).

Não há, entretanto, um prazo para a resposta dos chineses para a análise dos exportadores, segundo o Mapa.

Atualmente, mais de 50 plantas frigoríficas exportam para o país asiático, sendo mais de 35 trabalhando com aves, 16 com gado e 9 com porcos. 

Abertura de Mercado

Após visita do Mapa ao mercado asiático recentemente, alguns países sinalizaram interesse nos produtos brasileiros.

Vietnã

Está em negociação a abertura de mercado para boi em pé [bois vivos]. O mercado de carne para o Brasil deve ser aberto no segundo semestre. Em contrapartida, as autoridades do país solicitaram a abertura do mercado brasileiro para camarão de mar e ajustes na regulamentação do peixe popularmente conhecido como panga.

O Vietnã é um mercado importante, com cerca de 100 milhões de pessoas.

Japão

Os japoneses avaliam a possibilidade de importarem café, carne e abacate do Brasil. O abacate, por exemplo, é produto de muitas utilidade, tanto para consumo humano quanto para cosméticos.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS