Governo abre diálogo com países europeus sobre exportação da carne mato-grossense

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, participou na semana passada de reuniões com autoridades da União Europeia para apresentar os programas sustentáveis do agronegócio, implementados em Mato Grosso, e sensibilizar os países a reverem as estratégias e as políticas comerciais de exportação da carne mato-grossense. As reuniões ocorrem em Bruxelas, na Bélgica.

César Miranda e o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, se reuniram com representantes de países como Holanda, Portugal e Dinamarca que compram a carne produzida no Estado, uma vez que o produto corre o risco de ser banido do comércio europeu.

“Nestas reuniões de trabalho, o Governo está apresentando as políticas públicas em prol do pequeno produtor, do combate ao desmatamento ilegal e de programas voltados para ações sustentáveis em todo Estado. Todas essas medidas garantiram a redução no desmatamento ilegal e o aumento de abertura de áreas de produção regularizadas, conforme a legislação ambiental mais restritiva que existe no mundo, que é a brasileira”, destacou.  

Leia também: Imac propõe compensação financeira e cooperação técnica para produção sustentável

De acordo com o secretário, nas reuniões também foram apresentadas propostas para fortalecer a agenda ambiental, sugerindo, por exemplo, remunerações pelos serviços ambientais prestados pelos produtores. “O produtor mato-grossense é o mais interessado em garantir a preservação de suas terras, e isso merece ter retorno financeiro, já que ele é capaz de aumentar a produção sem derrubar nenhuma árvore a mais”, pontuou.

Leia mais: Agro mato-grossense atinge novo recorde com as exportações do 1º quadrimestre

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO

Tagged: , , , , , , , ,
%d blogueiros gostam disto: