Cuiabá

Comércio de Cuiabá projeta boas vendas para o Dia dos Pais

O comércio de Cuiabá retomou o atendimento presencial e segue protocolos de biossegurança determinados pelos órgãos oficiais
Sexta-feira 07 de Agosto de 2020
Redação
Comércio de Cuiabá projeta boas vendas para o Dia dos Pais

Os comerciantes de Cuiabá projetam boas vendas para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (09). A data é considerada uma das mais importantes para o varejo e com a reabertura do comércio, o fluxo de negócios deve ser retomado na capital.

Conforme pesquisa realizada pela Boa Vista, 60% dos consumidores apoiam a retomada gradual do comércio e serviços. Desses, 29% disseram já ter retomado a rotina de compras fora de casa, priorizando idas a supermercado (64%), restaurantes e padarias (29%). Roupas e calçados representam 21%. A pesquisa aconteceu entre 06 a 21 de julho, com cerca de mil consumidores, em todo o Brasil.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, a expectativa de vendas para o Dia dos Pais é positiva e ajuda a economia local, principalmente os presentes de última hora. "Apesar do momento econômico difícil, os filhos gostam de presentear os pais e temos esperança de que muitos irão comprar presencialmente, tomando os cuidados necessários, e valorizando as empresas municípios".

O comércio de Cuiabá retomou o atendimento presencial e segue protocolos de biossegurança determinados pelos órgãos oficiais. "Os lojistas estão seguindo as medidas determinadas pelo poder público, oferecendo segurança aos consumidores, que também devem fazer a sua parte, tomando todos os cuidados", alertou o presidente da ACC.

Ele destaca que existem opções de compras acessíveis para todos os bolsos. "As empresas querem se manter ativas e de portas abertas. Enquanto estiveram fechadas, muitas se reinventaram com alternativas eletrônicas e delivery para continuar sobrevivendo. Torcemos muito para que todas consigam recuperar os seus negócios daqui pra frente", concluiu Alves.

Vendas

A pesquisa da Boa Vista apontou que os entrevistados apontaram como escolhidos para presentear o pai (46%), marido (29%) e sogro (7%). Quanto aos presentes, vestuários e calçados representaram 45% da intenção de compra, seguido de acessórios (17%) e perfumes/cosméticos (16%), já considerados tradicionais para presentear nesta data.

Grande parte dos entrevistados apontou predileção pelo pagamento à vista (61%), com a utilização do cartão de débito por 41% dos consultados. Dentre os que preferem parcelar (39% dos entrevistados), 91% utilizarão cartão de crédito, e os demais encontram alternativas no cartão de débito programado (2%), carnê/boleto (7%) e cheque (1%).

Funcionamento do comércio em Cuiabá

De acordo com o decreto nº 8.020/2020, as atividades do comércio em geral, varejista e atacadista, podem funcionar de segunda a sábado, das 9h às 17h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.

Já as atividades econômicas de comércio varejista nos shoppings centers, poderão retomar as suas atividades observado o horário de atendimento ao público de segunda à sábado, das 11h às 22h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados (decreto nº 8.034/2020). 

Leia mais: Expectativa dos comerciantes de Cuiabá para o Dia dos Pais é positiva e economia local deve aquecer


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS