USD 750 milhões

5ª maior exportadora do país, Amaggi emite títulos verdes com juros de 5,25% ao ano

A Amaggi produz grãos em quase 170.000 hectares de terras agricultáveis e possui instalações de logística em importantes Estados produtores de grãos
Sexta-feira 22 de Janeiro de 2021
Redação MT Econômico
5ª maior exportadora do país, Amaggi emite títulos verdes com juros de 5,25% ao ano

A Amaggi foi a quinta maior exportadora de soja e subprodutos da oleaginosa do Brasil em 2020, de acordo com dados de embarque. A empresa de commodities agrícolas acessou o mercado internacional de dívida pela primeira vez nesta quinta-feira (21), com uma emissão de 750 milhões de dólares em títulos verdes.

"O título tem vencimento em 2028 e foi emitido com taxa de 5,25% ao ano", disse a companhia em nota.

A empresa de análises Lucror escreveu em relatório na quarta-feira que a Amaggi preparava uma emissão no mercado externo ligada a metas de sustentabilidade.

"A Amaggi tem um compromisso com a sustentabilidade ambiental e práticas sociais adequadas, embora ainda tenhamos preocupações com suas atividades de desmatamento apontadas por algumas ONGs e questões relacionadas à ferrovia que está sendo construída através da Amazônia, da qual a Amaggi faz parte do consórcio", escreveu Soummo Mukherjee, analista da Lucror.

Leia também: Produção de algodão atrasa em MT e produtores devem aproveitar para plantar milho safrinha

As empresas brasileiras de açúcar e carnes vêm explorando os mercados de títulos há anos, mas as companhias de grãos sediadas no país raramente o fazem.

A Amaggi produz grãos em quase 170.000 hectares de terras agricultáveis e possui instalações de logística em importantes Estados produtores de grãos. O grupo também opera cinco pequenas centrais hidrelétricas, segundo a Lucror.

Títulos Verdes

Os Green Bonds ou, Títulos Verdes, são similares aos títulos de dívida comuns, com a diferença essencial de que só podem ser usados para financiar investimentos considerados sustentáveis – como, por exemplo, infraestrutura de energia limpa e renovável, transporte verde e projetos capazes de reduzir emissões e o consumo de água, energia e matérias-primas, projetos esses muitas vezes impulsionados pelas atividades de PD&I. 

Os Títulos verdes são uma alternativa de investimento a longo prazo que contribui para o futuro do planeta, por meio da preservação do meio ambiente e estímulo do desenvolvimento sustentável. Além disso, podem ser um importante instrumento para alavancar novos projetos e tecnologias dentro das organizações.

Clique aqui e leia mais notícias de Economia e Mercados


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS