Mesmo após a redução do isolamento social no país, com a reabertura da maioria das atividades econômicas, o movimento observado por microempreendedores ainda é consideravelmente menor do que no período pré-pandemia. É o que mostra uma nova pesquisa da SumUp, instituição financeira que presta serviços de maquininha de cartão para pequenos negócios. A quarta rodada da pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 16 de novembro, com 1.500 clientes da empresa em todo o país, para entender o impacto da covid-19 na atual fase da pandemia.
Os números mostram que 58% dos pequenos negócios que estão reabertos dizem que o movimento ainda é inferior ao início do ano. Entre os que mantêm pontos de venda fechados, 90% informam baixo movimento nos negócios.
Em seu levantamento, a pesquisa da SumUp mostra que 37% dos donos de pequenos negócios acreditam quem o movimento vai melhorar com a proximidade do natal. Outros 10% acreditam que o movimento vai aumentar muito e 24% demonstram pessimismo e preveem queda nas vendas.
Venda online consolidada
Outro ponto nessa rodada de pesquisa da SumUp é a consolidação da venda online como uma das principais estratégias de negócios. O setor teve adesão de quase 100% dos empreendedores, que formam a base de clientes da empresa. Esse movimento de adoção da venda online tem sido progressivo e já foi observado desde o início da pandemia.
Leia mais: Tempos difíceis? Já pensou em transformar sua empresa em MEI?
Crédito com juros menores para microempresários movimenta R$ 7 milhões
Opinião: Empreendedorismo colaborativo dá resultado financeiro
Inscrições para programa de inovação de startups do agro vão até dia 28 de outubro
Aprovado o substitutivo que inclui microempresas de Mato Grosso no programa Regularize
Lei que cria o programa Cidade Empreendedora é sancionada em Mato Grosso
Opinião: Empreendedorismo colaborativo dá resultado financeiro
Inscrições para programa de inovação de startups do agro vão até dia 28 de outubro
Em setembro terá "Mulheres em Campo" em 09 municípios mato-grossenses
No Outback Brasil cerca de 85% dos sócios-proprietários vieram da cozinha ou do salão do restaurante
O amor por viagens se tornou um grande negócio