Com o objetivo de dar alívio financeiro aos aposentados e pensionistas durante a pandemia, o governo federal pode implantar em breve o aumento da margem dos benefícios que deve ser utilizada para novos empréstimos descontados direto na folha de pagamento. O aumento previsto é de 30% para 35% de abatimento do salário, mantendo os 5% permitidos para desconto de cartão de crédito, o que beneficia cerca de 345 mil aposentados em Mato Grosso.
Os bancos já liberaram as tabelas para formular as propostas de empréstimo consignado, e já houve aumento da procura por crédito nas instituições financeiras. Conforme a consultora Viviane Bezerra, da VGB Financeira, só na última semana, a empresa simulou mais de R$ 330 mil em propostas de empréstimo. Alguns bancos já implantaram a medida.
Muitos aposentados passam por imprevistos, gastos extras e emergências, e optar por um novo empréstimo acaba sendo a opção, mas não conseguem porque a margem consignável já está comprometida.
"Essa mudança vai beneficiar principalmente estes aposentados que já têm parcelas de empréstimo na folha. Agora, com o aumento de 5% na margem ele consegue pegar mais dinheiro e renegociar o valor da parcela", explica Viviane Bezerra.
A redução da taxa Selic também impacta no crédito oferecido, possibilitando juros mais atrativos ao cliente. Neste ano, é possível encontrar taxas de juros de até 1,78% ao mês, que antes era de ao menos 2,08% a.m.. O prazo para pagamento pode chegar a 84 parcelas.
Com a nova taxa de juros praticada no mercado, o refinanciamento também ficou mais atrativo, caso o aposentado precise de algum "troco" e não queira aumentar o valor da parcela, somente o prazo. A consultora explica que existe ainda a portabilidade de crédito, para o perfil de cliente que não precisa de dinheiro novo, e está apenas interessado em diminuir o valor da parcela paga.
A taxa de juros para portabilidade também foi reduzida, e pode chegar a até 1,09% a.m., taxa considerada a mais baixa dos últimos anos. "O atendimento personalizado é importante para atender a necessidade do cliente", avalia a consultora que trabalha há mais de 12 anos na área.
"Uma dúvida frequente dos aposentados é com relação a cobrança de um seguro do empréstimo, chamado seguro prestamista. É necessário muita atenção, porque este seguro não é obrigatório, e pode configurar venda casada", esclarece Viviane.
Mato Grosso
Conforme relatório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Mato Grosso possui 345.673 aposentados, o que soma o pagamento de R$ 415 milhões ao mês em benefícios. Das aposentadorias do estado 49,6% são rurais, que é o benefício pago aos agricultores ou trabalhadores do campo. Os dados são de julho de 2020.
O aumento da margem dos consignados foi aprovado pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), no final de agosto que recomendou a medida a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Para entrar em vigor a medida aguarda a sanção presidencial.
Leia mais: Consumidores têm aproveitado Semana Brasil para limpar o nome
Famílias cuiabanas aumentam endividamento, mas reduzem contas em atraso
Projeto de lei propõe medidas de recuperação para pequenas empresas em MT
Caixa paralisa pagamento de contratos de empréstimo pessoa física e jurídica por 180 dias
Deputado apresenta projeto de lei para governo subsidiar parcialmente juros dos empréstimos de micro empreendedores
Pelo sexto mês consecutivo a inadimplência reduz em Mato Grosso
Famílias cuiabanas aumentam endividamento, mas reduzem contas em atraso
Projeto de lei propõe medidas de recuperação para pequenas empresas em MT
Caixa paralisa pagamento de contratos de empréstimo pessoa física e jurídica por 180 dias
Copom reduz taxa Selic para 2,25% e empréstimo deve ficar mais barato
Antes de ser assinado, empréstimo dolarizado de MT passa por longo processo no Governo Federal