Centro logístico MT

Centro logístico é inaugurado em Cuiabá e deve atender agronegócio e setor de alimentos de Mato Grosso

Inicialmente serão gerados 50 postos de trabalho e a projeção é chegar até 2023 com mais de 1.000 empregos diretos
Terça-feira 27 de Abril de 2021
Redação MT Econômico
Centro logístico é inaugurado em Cuiabá e deve atender agronegócio e setor de alimentos de Mato Grosso

Foi inaugurado ontem (26) em Cuiabá/MT, o mais moderno centro logístico frigorificado do estado e deve atender o setor do agronegócio e de alimentos de Mato Grosso. A cerimônia foi transmitida pela internet e contou com a participação do diretor do Pátria Investimentos, Frederico Barros, do CEO da SuperFrio Logística Frigorificada, Francisco Moura e do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Inicialmente serão gerados 50 postos de trabalho e a projeção é chegar até 2023 com mais de 1.000 empregos diretos. 

"O projeto da SuperFrio começa focado na armazenagem de sementes de milho e soja, mas não queremos para por ai, nós queremos expandir esta unidade, para outros setores da cadeia de alimentos, no caso de proteínas com bovinos, peixes e lácteos também, e na distribuição para a cidade de Cuiabá", disse o diretor de expansão da SuperFrio Logística.

Conforme noticiado pelo MT Econômico, o CEO da SuperFrio, Francisco Moura, informou que mais 5 centros logísticos frigorificados devem ser construídos pela companhia nas regiões Centro-Oeste e Norte, nos próximos meses. Veja mais aqui.

Decisão de investimento

A demanda da região por logística refrigerada foi um dos fatores que influenciaram a escolha por Mato Grosso. "O estado é um dos maiores produtores de grãos, cujo as sementes precisam ser armazenadas a frio e um estado muito relevante na produção de proteínas, então é uma região que uma empresa de logística refrigerada precisa estar. 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, presente na inauguração, destacou a vinda da SuperFrio como uma demonstração de força da capital para atrair investimentos. Segundo Pinheiro, quem ganha é o cidadão cuiabano e mato-grossense. "A chegada deste empreendimento é o encontro com o futuro e da Cuiabá visionária, empreendedora e geradora de emprego, principalmente porque Mato Grosso é o grande celeiro do agronegócio, e Cuiabá está no centro de tudo isso, com toda a estrutura de logística, armazenamento e transporte. Se pensarmos em futuro e investimento, tem que se passar por Cuiabá", ressaltou o prefeito.

O empreendimento da SuperFrio oferecerá, inicialmente, soluções logísticas para clientes da indústria de sementes. A Bayer, uma potência do agronegócio global, concentrará as suas operações do Mato Grosso no novo CD da SuperFrio. Com uma área de cerca de 5 mil m², e capacidade instalada inicial de 7 mil paletes, equivalente a 50 mil m³ de armazenagem, o centro logístico iniciará as suas operações em maio de 2021. As obras foram iniciadas em setembro de 2020. 

Localização

O centro logístico está localizado na Rodovia dos Imigrantes, Km 6. A infraestrutura no estado-da-arte contemplará ampla antecâmara, layout planejado para operações intensas e picking, pátios e áreas para reprocessos e estacionamento de veículos. A tecnologia do sistema de refrigeração possibilita simultaneamente eficiência energética e redução de impacto ambiental.

Segundo a empresa, a região de Cuiabá possui um enorme potencial a ser explorado, na área do empreendimento permite quadruplicar a capacidade inicial. Além do mercado de sementes, o plano é investir em câmaras congeladas e resfriadas ainda em 2021, para atender clientes dos mercados de varejo, food service e da indústria de alimentos.

Atuação em outras regiões

A SuperFrio já atua nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com forte presença nos mercados de agronegócios, food service, armazenagem geral, distribuição e exportação e importação. A empresa é controlada pelo Pátria Investimentos, e líder na indústria de logística frigorificada na América do Sul.

O centro logístico de Cuiabá é a segunda unidade no estado do Mato Grosso, o 3º na região Centro-Oeste e o 24º centro logístico frigorificado da empresa no Brasil.  A companhia já opera outros centros logísticos frigorificados em Campo Verde (MT) e Campo Grande (MS) além das operações in house na unidade da Bayer, também localizada no município de Campo Verde.

Leia mais: Abate de bovinos reduz no primeiro trimestre do ano. Fêmeas registram maior queda


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS