Comércio Carnaval

Comércio funciona normalmente nos dias de Carnaval, informa Associação Comercial de Cuiabá

A abertura do comércio nesse período contribui para a retomada da economia do setor, já que as empresas manterão as portas abertas em dias que ficariam sem movimento
Segunda-feira 15 de Fevereiro de 2021
Associação Comercial de Cuiabá
Comércio funciona normalmente nos dias de Carnaval, informa Associação Comercial de Cuiabá

O Carnaval deste ano foi afetado pela pandemia da Covid-19 e, por todo o país, governadores e prefeitos dispensaram a festa. A data também não é considerada feriado nacional, sendo necessária a previsão em lei estadual ou municipal.

O Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá já comunicaram que não haverá ponto facultativo no estado e na Capital, respectivamente, e que os órgãos públicos vão funcionar normalmente.

Com isso, a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) informa que o comércio da capital funciona normalmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro (segunda, terça e quarta-feira de Cinzas).

O presidente da ACC, Jonas Alves, explica que mesmo em anos anteriores, o comércio poderia abrir, porque o Carnaval não é considerado feriado, mas devido à decretos de pontos facultativos, muitos lojistas acabavam optando por manter as empresas fechadas.

"A abertura do comércio nesse período contribui para a retomada da economia do setor, já que as empresas manterão as portas abertas em dias que ficariam sem movimento. É um grande benefício para os lojistas que sofreram muitas perdas quando houve o fechamento total", lembrou Jonas.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que, em razão de resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16 de fevereiro - segunda e terça-feira de Carnaval - não haverá atendimento ao público nas agências. Já na quarta-feira de cinzas (17.02), o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

Leia mais: Comércio de Mato Grosso registra variação mensal negativa de 4,8%. Veja os piores e melhores resultados de 2020


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS