Cuiabá

Confiança do empresário do comércio de Cuiabá tem alta de 18,9% em agosto

O resultado atual (93,5 pontos) faz com que o índice se aproxime do nível considerado satisfatório, acima de 100 pontos
Terça-feira 25 de Agosto de 2020
Redação
Confiança do empresário do comércio de Cuiabá tem alta de 18,9% em agosto

Segundo pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), a confiança do empresário do comércio de Cuiabá melhorou. No mês de agosto teve alta de 18,9%, comparado a julho.

As medidas de flexibilização e retomada do comércio, após isolamento social decorrente da pandemia, resgatou o ânimo dos comerciantes. Já é o segundo mês de elevação do índice de confiança.

O resultado atual (93,5 pontos) faz com que o índice se aproxime do nível considerado satisfatório, acima de 100 pontos. Ainda assim, o número de agosto de 2020 está 27,4% menor se comparado com o mesmo período do ano passado, quando atingia 128,8 pontos.

A intenção de investimento dos empresários também aumentou. Houve crescimento de 19,9%. Entre os indicadores de investimento, a intenção de contratação de funcionários teve crescimento de 35,2% na variação mensal, saindo da zona de insatisfação em julho (75,6 pontos) e entrando em nível de satisfação em agosto (102,3 pontos).

Das 181 empresas entrevistas, 63,8% acreditam na melhora da economia, o que ajuda a refletir no otimismo dos comerciantes de Cuiabá.

Para a economista responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, com a reabertura gradual e expectativas de melhor desempenho do setor no último quadrimestre, parte dos varejistas já pensa em ampliar as contratações. “O último trimestre do ano concentra a principal data para o comércio, com aumento sazonal das vendas entre novembro e dezembro, o que motiva a contratação de funcionários, mesmo os temporários”, concluiu.

Leia mais: Venda de carros novos sobe 45,64% no mês de julho em Mato Grosso


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS