Melhoramento Genético

Empresa de pecuária com foco em melhoramento genético se instala em MT

Aceleração da pecuária de ciclo curto e sustentabilidade são diferenciais
Sexta-feira 18 de Setembro de 2020
Assessoria
Empresa de pecuária com foco em melhoramento genético se instala em MT

A Agropecuária Jacarezinho, com representações em São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul, a Jacarezinho expande sua atuação em Mato Grosso, adquiriu as três unidades da Fazenda São Marcelo (FSM) em Mato Grosso. A empresa chega no estado que é o maior produtor brasileiro de bovino com um rebanho de 30,1 milhões de cabeças, 12% do mercado nacional.

A pecuária brasileira vive um de seus melhores momentos em 2020 com recordes de exportação. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP), as intensas exportações de carne e a oferta restrita de animais para abate mantêm as médias mensais da arroba em patamares recordes no mercado nacional. Otimistas com o atual cenário e visando ampliar a participação do mercado nacional e internacional, empresas nacionais têm investido no crescimento do plantel e na diversificação dos produtos oferecidos.

Com foco no melhoramento genético, a Jacarezinho atua na seleção do Nelore CEIP, no encurtamento de ciclos e no aumento de resultados, especialidade da FSM. Líder nacional na seleção e comercialização de genética, mais de 40% de todo o sumário de reprodutores nelore do país possui genealogia de origem Jacarezinho.

Com a nova configuração, a empresa passa a ter mais de 80 mil cabeças em sete propriedades distribuídas nos quatro estados, e ainda passa a ter a capacidade de produzir a comercializar 2,3 mil touros Nelore CEIP, além embriões, sêmen e matrizes super precoces.

Ao adquirir a FSM, a Jacarezinho procura não apenas ampliar sua técnica na área de ciclos curtos, mas também adquirir a expertise em sustentabilidade certificada que a Fazenda São Marcos possui, prática cada vez mais valorizada pelos consumidores internacionais.

A diretoria da empresa destaca que a aquisição trará potencial para acelerar ainda mais a pecuária de ciclo curto, significando também a união de culturas que priorizam a inovação, tecnologia, certificação, práticas de gestão e práticas sustentáveis. O empreendimento continua tendo gestão e capital 100% familiar.

Um dos maiores exportadores mundiais de carne bovina, oferecendo carne de excelente qualidade, o Brasil conta com um rebanho de 250 milhões de cabeças, números que fazem da pecuária um dos pilares econômicos do Brasil. O setor emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Os principais mercados importadores do país são China, Hong Kong, Egito, Rússia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Israel.

LEILÃO

O primeiro leilão da Agropecuária Jacarezinho em Mato Grosso será realizado no próximo dia 26 de setembro, às 13h, horário de Brasília. O evento será transmitido pelo Canal Terra Viva e pelo portal EBLWEB.

Leia mais: PEC 45 pode aumentar em até 6 vezes custo da pecuária em Mato Grosso, aponta estudo


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS