Extrativismo

Extrativistas de borracha de Mato Grosso recebem mais de 150 mil reais da Conab

A operação garantiu preço mínimo a 49 extrativistas dos municípios de Novo Horizonte do Norte, Juara, Porto dos Gaúchos e Aripuanã.
Segunda-feira 11 de Janeiro de 2021
Redação MT Econômico
Extrativistas de borracha de Mato Grosso recebem mais de 150 mil reais da Conab

Os extrativistas de borracha natural (cernambi) do estado de Mato Grosso receberam R$ 154 mil em 2020. O valor faz parte das subvenções pagas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Com esse recurso foram subvencionadas, por meio da Política de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), aproximadamente 49 toneladas do produto. A operação garantiu preço mínimo a 49 extrativistas dos municípios de Novo Horizonte do Norte, Juara, Porto dos Gaúchos e Aripuanã. 

Leia também: Soja plantada antecipada em MT começa a ser colhida

A Conab também atuou no fortalecimento da agricultura familiar, a partir do apoio à comercialização da produção concedido em 2020 pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao todo, os projetos contratados irão receber 5,5 milhões  pelo fornecimento de mais de 2 mil toneladas de alimentos à rede socioassistencial local. Os recursos beneficiam 958 famílias de agricultores vinculados à cooperativas e associações de agricultura familiar. 

As propostas serão executadas ao longo deste ano e os alimentos produzidos por eles, como abacaxi, abóbora, abobrinha, banana maçã, batata doce, mamão formosa, melancia, milho verde, raiz de mandioca e tangerina ponkan, entre outros, serão destinados a organizações da rede socioassistencial de 28 municípios mato-grossenses. A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional sejam amparadas pela medida.

Clique aqui e veja mais notícias de Economia e Mercados


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS