Invasão de Gafanhotos

Gafanhotos invadem região de Cuiabá e prejudicam produção de alimentos

Outro fator que contribui para atrair os gafanhotos é o alto índice de queimadas
Quarta-feira 09 de Setembro de 2020
Redação
Gafanhotos invadem região de Cuiabá e prejudicam produção de alimentos

Gafanhotos têm prejudicado os agricultores familiares da região rural no entorno de Cuiabá. A espécie do inseto é a Tropidacris collaris, quase três vezes maior que a Schistocerca cancellata, o já famoso gafanhoto sul-americano originário do Paraguai e Argentina.

A comunidade do Machado e a área do Manso foram afetadas. Na região existe muita produção de caju, goiaba e manga. Alguns produtores já estão considerando a perda total da produção deste ano.

A Secretaria de Agricultura Municipal e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) estão tomando providências e vendo uma forma de combater o inseto, visto que a situação é delicada, por conta de que caso sejam pulverizados inseticidas, a produção dos alimentos, o solo e a própria população local podem ser intoxicadas.

Outro fator que contribui para atrair os gafanhotos é o alto índice de queimadas. "Estes gafanhotos nativos têm menor hábito migratório (do que o sul-americano), mas as revoadas em forma de nuvens podem ocorrer, normalmente decorrente de um desequilíbrio ambiental, desencadeado por alterações climáticas como as queimadas, por exemplo, que acarretam a redução da disponibilidade de alimentos, causando essa movimentação dos insetos para sua sobrevivência", afirmou o Indea, por meio de nota.

Leia mais: Com a pandemia, preço do limão sobe 186% em Mato Grosso. Produtos de hortifruti e da cesta básica registram forte elevação


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS