Instituto Senai

Mato Grosso inaugura unidade de inovação de tecnologia industrial

A estrutura é realmente de ponta e conta com aproximadamente 6 mil metros quadrados distribuídos em setores laboratoriais, administrativos, tecnológicos e também um espaço inovador chamado Tech Hub
Sexta-feira 25 de Setembro de 2020
Redação
Mato Grosso inaugura unidade de inovação de tecnologia industrial

Certificação, rastreabilidade, ensaios laboratoriais entre outros serviços de pesquisa e consultoria serão oferecidos pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso, inaugurado nesta sexta-feira (25) em Cuiabá.

O prédio, localizado na avenida Getúlio Vargas, em frente ao hotel Amazon oferecerá apoio regional por meio de mais de 40 consultores que atuam nas áreas de alimentos e bebidas, construção civil, meio ambiente, energias renováveis, indústria 4.0 e inovação no ramo industrial. O investimento no projeto foi de mais de R$ 20 milhões.

Na véspera do lançamento, o MT Econômico foi conferir de perto em uma visita guiada que contou com a presença de jornalistas, técnicos e diretoria do Instituto.

A estrutura é realmente de ponta e conta com aproximadamente 6 mil metros quadrados distribuídos em setores laboratoriais, administrativos, tecnológicos e também um espaço inovador chamado Tech Hub. Este ambiente visa conectar empresas, startups e parcerias para o desenvolvimento de novos projetos que possam agregar valor para os diferentes setores industriais presentes no Estado. 

Os laboratórios existentes na estrutura analisam amostras de água, alimentos, bebidas, grãos, efluentes, meio ambiente e construção civil.

No Tech Hub haverá também apoio especializado de consultores nos projetos, criando condições produtivas e legais para atrair investimentos em tecnologia e inovação para a indústria.

“É uma estrutura inédita em Mato Grosso funcionando em conexão com o Brasil inteiro. A ideia é que seja uma rede funcionando para diversas especialidades. A indústria de alimentos, por exemplo, terá possibilidade de ensaios, certificações entre outros serviços. Também vamos dar apoio para o setor de água, construção civil e outros ramos industriais que terão todo o apoio tecnológico. O Instituto deve fazer duas coisas primordiais, uma delas é a troca de experiência entre outros Institutos do país e a segunda é o desenvolvimento tecnológico próprio, ambas devem ajudar no desenvolvimento do ambiente de negócios local”, disse o presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso – Fiemt, Gustavo de Oliveira.

Programas de inovação de startups também poderão ser realizados no Instituto Senai de Tecnologia, como disse o vice-presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel. “Criar startups aqui abre uma possibilidade muito grande de agregar valor ao Estado”, ressalta.

“Teremos workshops, capacitações e apoio especializado para as startups. Já temos editais de inovação em andamento. De repente, a startup está em fase de prototipagem e estudo, isso pode ser feito junto ao Instituto, pois temos ambiente de criação e laboratórios para o desenvolvimento de projetos e apresentação aos investidores e empresas âncoras. É um ambiente colaborativo”, comenta a gerente do Instituto Senai de Tecnologia, Layla Teixeira.

O Senai possui mais de 40 anos em Mato Grosso. A diretora regional do Senai, Lélia Brun destacou na reportagem sobre a importância da instituição para o Estado. “Sempre fomos reconhecidos como referência na educação profissional. Nesse Instituto, vamos oferecer todos os serviços técnicos e tecnológicos de inovação para as indústrias de Mato Grosso, por meio de assessorias, consultorias e serviços laboratoriais, seguindo as normas e procedimentos da Anvisa, do Mapa [Ministério da Agricultura] e também, conforme preconiza, a norma ISO 17.025", finaliza Lélia Brun.

Instituto Senai de Tecnologia no Brasil

No Brasil possui 60 Institutos Senai de Tecnologia com 1.200 especialistas e consultores que atendem 15 mil empresas de serviços e cerca de 100 mil indústrias. É uma ampla rede colaborativa em prol do desenvolvimento do setor industrial.

Confira abaixo algumas fotos do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso

Crédito fotos: Fiemt, Chico Ferreira e MT Econômico



COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS