Análise Algodão MT

Análise do Algodão de Mato Grosso - 1ª Quinzena Abril/2020

Depois de um período com cotações ascendentes, os preços da pluma em Mato Grosso registraram queda nos últimos 15 dias
Sexta-feira 24 de Abril de 2020
MT Econômico/Conab
Análise do Algodão de Mato Grosso - 1ª Quinzena Abril/2020

Perspectivas da Safra 2019/20

De acordo com o 7º Boletim da safra 2019/20 publicado pela Conab, a área destinada à cultura do algodão no estado aumentou 7,6% em relação à safra passada, totalizando 1.169,3 mil hectares, impulsionada principalmente pela recuperação dos preços da pluma no mercado interno e pelo alto investimento dos cotonicultores ocorrido na safra 2018/19. Ao analisar a série histórica da cultura nas últimas 10 safras, constata-se incrementos de 61,62 e 114,60% na área e produção, respectivamente.

O crescimento da produção foi maior em virtude do aumento da produtividade, dado que variedades cultivadas atualmente têm maior rendimento e melhor qualidade de fibra.

Preços e Mercado

Depois de um período com cotações ascendentes, os preços da pluma em Mato Grosso registraram queda nos últimos 15 dias, na ordem de 1,88% em comparação à quinzena anterior. Apesar de o dólar apresentar valorização na quinzena, o preço da pluma foi diretamente influenciado pela queda, no período, de 3,21% na bolsa de Nova York. 

A retração na demanda doméstica por algodão em pluma foi outro fator que contribuiu para a queda nos preços, uma vez que muitas indústrias também reduziram a produção ou paralisaram as atividades em face à pandemia gerada pelo Covid-19.

Comentário do Analista

Os preços da pluma sofreram depreciação na última quinzena, porém ainda continuam em patamares satisfatórios aos produtores. A preocupação dos mesmos é com a diminuição da demanda mundial pela pluma, estabelecida pela pandemia do Covid-19, podendo acarretar maior desvalorização nas cotações.

Clique no botão vermelho abaixo e veja gráficos da análise






COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS