Atenção no manejo é tema de palesta na Parecis SuperAgro

Com o tema Manejo de sugadores na cultura da soja, o professor de Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Silvestre Belletini, fez um alerta quanto ao manejo nas plantações.

Ele ministrou a plestra durante a 9ª edição da Parecis SuperAgro 2016 que termina hoje.

Segundo ele, o cuidado deve estar na produção vegetal, na implantação e condução de grandes culturas e controle de pragas, Silvestre afirmou que a maioria dos produtores está “relaxando” no quesito manejo e controle de pragas em suas plantações, em especial, no cultivo da soja.
 
“Temos um ataque muito alto de pragas, principalmente, percevejos, agora o grande problema é o manejo e é nesse manejo que o produtor acaba relaxando. Ele não faz amostragem, até pelo bom preço da soja”, afirmou Belletini, que teve uma plateia seleta formada, em sua maioria, por produtores rurais e estudantes Agronomia.
 
Sobretudo, o alerta feito pelo professor atinge toda a cadeia de produção, tanto os produtores quanto os técnicos. Para ele, esse relaxamento é geral. “É o produtor, o técnico, os professores e os alunos. Precisamos dar uma modificada nisso! Exatamente pelo fato de que surgirão produtos mais eficientes, num curto espaço de tempo, do que temos hoje e precisamos saber manejar com o que a gente tem”, anteviu.
 
Belletini garante que um manejo correto, fazendo as aplicações corretas e fazendo as amostragens, dificilmente, o produtor terá problemas a respeito da problemática e fará as ações nos momentos necessários.
 
O palestrante possui graduação pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel (1978), mestrado pela Universidade de São Paulo-ESALQ (1988) e doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1994).