Consumidor

Com aumento de mais de 30% em 2019, carne puxou a inflação para cima

O preço da carne subiu tanto que consumidores pelo Brasil passaram a mudar hábitos, trocando o produto por frango e ovos
Sexta-feira 10 de Janeiro de 2020
MT Econômico
Com aumento de mais de 30% em 2019, carne puxou a inflação para cima

Os preços dos alimentos pesaram no bolso dos brasileiros no ano passado. Um dos gastos que mais puxaram a inflação para cima foi a carne, que acumulou alta de 32,4% em 2019. Segundo o IBGE, os preços dispararam no mercado interno devido ao aumento das exportações para a China e à desvalorização do real. 

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial no país, encerrou 2019 em 4,31%. Além do aumento da carne, o feijão ficou 55,99% mais caro. 

No final do ano, o preço da carne subiu tanto que consumidores pelo Brasil passaram a mudar hábitos, trocando o produto por frango e ovos e fazendo churrascos mais restritos, com mais linguiça. 

Em dezembro do ano passado, o MT Econômico publicou uma matéria falando sobre o aumento da carne. O preço do boi gordo em Mato Grosso subiu muito no mercado interno e ocasionou elevação de preço aos consumidores. 

Mato Grosso registrou um aumento de mais de 340% nos envios de carne para a China em outubro de 2019, comparando com o mesmo mês do ano anterior. Veja mais aqui.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS