O consultor de negócios financeiros, Guilherme Caldas, gerente regional do Rabobank foi um dos palestrantes na 9ª edição da Parecis SuperAgro 2016.

Em sua palestra ele aconselhou os produtores rurais a ficarem mais antenados nas alavancadas operacionais, ou seja, privilegiar a liquidez da produção.

Guilherme Caldas fez uma explanação sobre a atual situação financeira mundial, sobre as altas e baixas do dólar, afirmando que os produtores rurais precisam, neste momento, ficar mais antenados nas alavancadas operacionais, ou seja, privilegiar a liquidez da produção.

“O produtor rural não pode gastar mais do que sua geração de caixa permite. Deve também ter cuidado na fixação dos preços, como exemplo, o dólar, nas commodities da soja, milho, algodão, café e outros”, aconselhou Caldas.

Questionado sobre o atual modelo de gestão do agronegócio para evitar os riscos financeiros, em regra geral, o consultor foi enfático ao afirmar que o agronegócio é um caso de sucesso.
“O agronegócio tem uma história de sucesso. O que houve foi uma evolução e a nossa orientação é para fazer com que o sucesso continue. Trabalhamos para oferecer soluções financeiras em todas as fases da produção e ser um parceiro do agronegócio”, declarou.