Apesar da era do cartão de crédito, o crediário ou o cartão de loja ainda continua presente na vida do brasileiro. De acordo com levantamento realizado nas 27 capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), três em cada dez brasileiros (30%) fizeram uso de crediário (carnê, boleto a prazo ou cartão para compras exclusivas em uma loja) nos últimos 12 meses – sendo que 26% recorreram a essa modalidade todos os meses.
Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a compra no crediário ainda é uma importante forma de venda, principalmente diante das altas taxas de juros cobradas pelas operadoras de cartões de crédito, por exemplo. "Muitas pessoas ainda não têm também esse habito de utilizar o cartão, além disso, ainda há a questão dos parcelamentos que são limitados nesta forma de pagamento, ou seja, não há tanta flexibilização, por isso, acreditamos que ainda existe um bom público que prefere essa forma de fazer compras", afirmou o superintende da entidade, Fábio Granja.
Segundo ainda Granja, grande parte dos consumidores também é atraída pelas vantagens do crediário como forma de ampliar seu poder de compra. "Ou seja, essa ainda é uma excelente forma de atrair cliente para sua empresa, além disso, o empresário hoje possui ferramentas que cada vez mais proporcionam segurança na hora de conceder o crédito.", finalizou ele.