Levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES) da Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta que este ano, as roupas, perfumes e cosméticos estão sendo os mais procurados para presentear as mães.
O Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa para o comércio perdendo somente para o Natal.
De acordo com os dados, 26% ainda não sabem o que querem ganhar, 10% querem ser presenteadas com perfumes e cosméticos, 9% querem roupas, calçados, bolsas e acessórios. Entre os mais pedidos pelas mães estão: 28% roupas, 27% perfumes e cosméticos e 20% ainda não sabem.
Sobre para quem comprará presentes, 84% afirmaram que irão presentear as mães e 17% as esposas. Já em relação à quantidade de presentes, 63% comprarão um item e 26%, dois.
Em relação aos fatores que influenciam na escolha do presente, 58% responderam que é o desejo já expressado pela pessoa, 20% a qualidade do presente e 16% o preço. Já questionados sobre quanto pretendem gastar com o presente, 52% dos entrevistados responderam que não pretendem gastar mais que no ano passado, 35% planejam gastar mais e 13% ainda não sabem.
A pesquisa indica ainda que o ticket médio do presente ficou em R$ 220,33, sendo que as formas de pagamento são: 58% dinheiro, 19% cartão de débito, 14% cartão de crédito à vista.
A CDL Cuiabá alerta para os consumidores não comprarem por impulso e sempre pesquisarem antes de adquirir qualquer produto.