Dia 28 acontece  2º Simpósio de Pecuária de Corte

Como dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) apontam que o estado de Mato Grosso foi o segundo maior exportador de carne bovina in natura do país, o estado vai sediar o 2º Simpósio de Pecuária de Corte.

O evento acontecerá em  Rondonópolis (MT) nesta quinta-feira (28) e vai reunir pecuaristas, pesquisadores e técnicos para tratar dos avanços do setor para manter o Brasil na liderança mundial de exportação de carne bovina. 

O Brasil tem cerca de 214 milhões de cabeças de gado, o maior rebanho comercial bovino do mundo. Em 2015, a produção foi de 9,2 milhões de toneladas de carne.

O Simpósio terá início às 19h, no Comfort Hotel & Suítes, com a palestra “Estratégias para melhorar a eficiência reprodutiva em vacas de corte”, ministrada pelo Prof. Dr. Pietro Baruselli (FMVZ/USP- SP). Em seguida, haverá a apresentação de técnicos da empresa Ourofino abordando os “Resultados da Estação de Monta 2015/2016 no Estado de Mato Grosso”, especificamente os obtidos com a utilização dos protocolos completos da para IATF (inseminação artificial em tempo fixo).

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), nesta quarta-feira, apontam que Mato Grosso foi o segundo maior exportador de carne bovina in natura do país neste primeiro trimestre e o primeiro da região Centro-Oeste. De janeiro a março foram embarcadas 59,60 mil toneladas (t), o equivalente a 43,60% das 136,68 mil toneladas movimentadas pela região.

Para o Prof. Dr. Pietro Baruselli, a produtividade de carne bovina está diretamente relacionada com a eficiência reprodutiva do rebanho. “A obtenção de elevada eficiência reprodutiva dos rebanhos tem sido associada a boas técnicas de manejo nutricional e sanitário e com a utilização programada de biotecnologias da reprodução”, afirma o pesquisador que vai apresentar como isso tem sido aplicado.

O 2º Simpósio de Pecuária de Corte marca o aniversário de 10 anos da Zoofértil, e ao término do evento será realizado um coquetel comemorativo.