Expo Ecos

Expo-Ecos 2019: Confira o resumo de algumas palestras ministradas no evento

O evento contou com a participação de 60 empresas expositoras, atingiu a expectativa de negócios de R$ 35 milhões e recebeu a visita de aproximadamente 12 mil pessoas nos três dias
Quarta-feira 19 de Junho de 2019
Assessoria
Expo-Ecos 2019: Confira o resumo de algumas palestras ministradas no evento

O Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service (Expo-Ecos) foi um grande sucesso, em Cuiabá, entre os dias 04 e 06 de junho. O evento contou com a participação de 60 empresas expositoras, atingiu a expectativa de negócios de R$ 35 milhões e recebeu a visita de aproximadamente 12 mil pessoas nos três dias, no Centro de Eventos do Pantanal. Além de gerar negócios, um dos diferenciais da Expo-Ecos 2019 foi a troca de conhecimento, com 10 palestras e 12 oficinas, sendo a palestra magna com o renomado economista Ricardo Amorim. Durante os dias de evento, os palestrantes apresentaram muitas novidades e informações de interesse do atacado e varejo. 

Confira um breve resumo de algumas palestras ministradas na Expo-Ecos sobre os temas abordados:

“Como a Gestão de Pessoas pode auxiliar a gestão de sua empresa”, com Alisson Rodrigo Gratão

Segundo ele, que atua na área há anos, o RH de uma empresa é complexo, por isso a necessidade de abri-lo em partes para entender como é montado. “Mesmo que a empresa não tenha uma área de RH constituída, mesmo que ela trabalhe só com alguns processos da área de RH, o mais importante é de que todas são gestores de pessoas, seja na empresa, seja em casa, seja na sua equipe e entendendo cada item que compõem esse painel de controle, como a gente pode trazer resultados melhores”, analisou o gestor.

“Formação e Profissionalização da Família Empresária”, com Cristhiane Brandão

Primeira, segunda e terceira geração de membros de família empresária prestigiaram a palestra que abordou, principalmente, os cuidados que a família deve ter com a formação do sucessor, para que os atritos não interfiram nos negócios, tampouco na família. “Eu comparo a dinâmica familiar como uma reação nuclear. Se você for estudá-la quando ela está equilibrada, gera energia. Já ao contrário, quando está desequilibrada, pode causar explosões”, explicou Cristhiane Brandão, que tem mais de 20 anos de experiência no ramo de Gestão e Estratégia para empresas familiares. 

Para ela, a dinâmica familiar precisa ser explorada, conversada entre os membros, que muitas vezes não olham para isso e acabam entrando em atritos. “O que vem primeiro, a família ou o negócio? Como podemos conciliar. É importante a família conversar”, citou a consultora. Um dos participantes que atua no segmento de alimentos e faz parte da segunda geração de família empresária relatou que a palestra o auxiliou a entender melhor sobre organização na empresa. “É importante a harmonia e a cooperação de todos os membros da família que atuam no negócio para perpetuar o sonho e continuar crescendo”, ressaltou. 

“Tendências de consumo e estratégias de venda para o varejo”, com Frederico Gorgulho

O planejamento de como atender o consumidor é essencial para que o comércio varejista continue atraindo o interesse do público e avalie novos desejos e tendências do mercado atual. Nesse sentido, Frederico Gorgulho explicou que é importante o empresário realizar um planejamento para avaliar os novos interesses, comportamento, desejos e tendências do consumo. Ele falou ainda sobre o pensamento out-of-box na gestão da loja e na experiência de compra do cliente. Gorgulho é especialista em varejo supermercadista há mais de 18 anos e autor da obra “Estratégia de venda e motivação de equipes para supermercados". 

“Tendências de Saudabilidade na Panificação”, com Darcy Holanda Mendes

Alimentação saudável é uma preocupação global e no dia a dia a população já começa a incrementar produtos mais naturais na dieta. A nova tendência mundial que invade o mercado alimentício foi apresentada na Expo-Ecos pelo diretor de Marketing e Vendas da IREKS do Brasil, Darcy Holanda Mendes, que possui experiência de mais de 30 anos no segmento da indústria da panificação. “As pessoas procuram cada vez mais uma vida saudável, seja com atitudes e propósitos, seja com a alimentação”, explicou.

Conforme o diretor, com pães, essa nova tendência não seria diferente, pois mesmo sendo um dos alimentos mais consumidos pela população, vem passando por novos processos de adaptação. “Os produtos e cereais, por exemplo, estão em voga no mundo. Nesse novo conceito, o panificador deve buscar novos ingredientes que justifiquem a alimentação mais saudável, buscada pelo consumidor. Tudo o que se fala em alimentação hoje, tem sua versão mais saudável”, completou Mendes. A IREKS é uma empresa alemã que possui filial em Guarapuava (PR) e é conhecida mundialmente pelos ingredientes de panificação e confeitaria.

“Varejo 4.0 - Gestão Comercial Inteligente”, com Alexandre Ribeiro

Utilizar a inteligência comercial para aumentar os resultados do varejo foi um dos temas abordados na Expo-Ecos. “Tudo começa com a análise de contexto, depois vem a estratégia, definição de metas, cenários, execução, que é a fase de sentar e negociar e por fim avaliação e acompanhamento”, explicou Alexandre Ribeiro. De acordo com ele, o foco do “Varejo 4.0” é tratar a informação como fator estratégico, redefinindo o papel do comprador e, por consequência, automatizando processos críticos do setor comercial. “O comercial 4.0 melhora o resultado de compras, margem, estoque, preços na era da informação e tem visão sobre o posicionamento mercadológico, pricing, gestão de ofertas, estoque ideal, ruptura, além de outros componentes”, justificou Ribeiro, fundador da R-Dias e professor de graduação e MBA.

“Inteligência Emocional”, com Ana Cristina Galo

“A inteligência emocional pode ser aprendida em qualquer fase da vida”, declarou a psicóloga e coaching Ana Cristina Galo em uma palestra sobre o tema voltada às mulheres. Segundo ela, a inteligência emocional é importante em todos os âmbitos da vida do ser humano, seja no trabalho, exercendo a função de líder, em casa, com a família e com os amigos. "Uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade, aprende a lidar com essas sensações e usufrui em benefício próprio dessas emoções", explicou. No lado profissional, as empresas buscam orientação de especialistas para que a inteligência emocional seja alcançada por seus líderes, que atuam com diversas pressões diárias.  Sobre como aprender a ser emocionalmente inteligente a coaching ressaltou: “eu não nasço emocionalmente inteligente, mas eu aprendo a ser, independente da idade, da área, ser emocionalmente inteligente é uma possibilidade de aprender, todo mundo pode ser”, finalizou. 

“Tendências da Tecnologia no Varejo”, com Eloi Assis

Apresentar como o varejo está tendo seu modelo de negócio impactado pela transformação digital e quais as principais tecnologias que estão causando essas mudanças, com um grande foco em como os varejistas devem utilizá-las para gerar valor real para seus negócios foi tema da palestra ministrada pelo diretor-executivo do segmento de Varejo e Distribuição da TOTVS, Eloi Assis. Ele falou que o mercado varejista não apresentou mudanças significativas no decorrer dos anos e continua querendo comprar e vender, porém, o que tem mudado é a expectativa do consumidor. “Este olhar que precisa mudar para os novos varejistas e também para os já estabelecidos. Isso vai trazer uma pressão importante para que o varejista questione e revise suas práticas históricas, forçando uma verdadeira mudança cultural e de processos, buscando se aproximar cada vez mais dessa nova realidade”, justificou Assis.

O executivo explicou sobre as quatro macro tendências de tecnologia no varejo. São elas: varejo unificado, automação, Era da Experiência e decisões baseadas em dados. O varejo unificado viabiliza que os processos de vendas e pós-vendas ocorram sem fricção, transcendendo canais. A automação é uma forma de automatizar processos da sua retaguarda e liberar a capacidade humana para poder fazer mais. A Era da Experiência é a expectativa do cliente de varejo em ter uma experiência diferenciada na compra e venda, e a tomada de decisões é baseada em dados, de como agora se consegue muito mais dados para suportar tomar decisões. "É menos intuito e mais baseada em fatos", completou. Eloi Assis tem 23 anos de mercado e passou por empresas como UOL, Latam e Avianca. 

A Expo-Ecos 2019 é uma parceria entre a Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Associação Matogrossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor de Mato Grosso (Sincad-MT) e Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Mato Grosso (Sincovaga). 


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