IPVA

IPVA à vista ou parcelado, qual compensa mais?

Existem duas formas de analisar. Uma é da ótica financeira e a outra orçamentária, aponta o consultor
Sexta-feira 10 de Janeiro de 2020
MT Econômico
IPVA à vista ou parcelado, qual compensa mais?

Esse mês de janeiro começa o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Muitas pessoas ainda têm dúvida de como pagar o imposto: à vista com desconto ou parcelado?

Entrevistamos o consultor de planejamento e Educador Financeiro, Alessandro Torres, membro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) que traz algumas dicas.

"Em média o desconto é de 5% para pagamento à vista, mas temos que considerar o orçamento familiar como um todo neste início de ano, que costuma vir acumulado de contas do ano passado, IPTU, matrícula escolar e resquícios de cartão de crédito", disse o Educador Financeiro.

Existem duas formas de analisar. Uma é da ótica financeira e a outra orçamentária, aponta o consultor. 

"Analisando a questão financeira, se considerarmos rentabilidade x desconto no pagamento compensa pagar à vista, pois os 5% precisam perdurar por 12 meses na poupança para acumular os juros equivalentes. Se considerarmos a inflação de 4,5% ao ano, o ganho real é de apenas 0,5% desse dinheiro guardado na poupança. Diante disso, compensa pagar à vista e obter o desconto.

No entanto, existe a segunda forma de analisar, sob a ótica de orçamento pessoal. "Muitas pessoas precisam fazer uma parcelinha para segurar os gastos supérfluos. Neste caso vale a pena parcelar, pois assim a pessoa deixa de consumir outros ítens sem relevância no decorrer do ano e "trava o orçamento" com algo que é realmente útil, o IPVA, considerando que a parcela do imposto pode facilmente ser substituída por parcelas de lojas com o consumismo tradicional do brasileiro", orienta Alessandro Torres, membro da Abefin.

E falando em IPVA, o MT Econômico traz para você o calendário de pagamento conforme o final da placa do veículo. Veja mais abaixo:

 

Tabela mostra calendário para pagamento do IPVA em MT — Foto: Sefaz-MT/ Divulgação


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS