balanço econômico

Mato Grosso arrecada quase 15% a menos de ICMS em abril; expectativa é de queda nos próximos meses

É válido ressaltar que o ICMS é responsável por cerca de 50% do orçamento estadual.
Sexta-feira 08 de Maio de 2020
MT Econômico
Mato Grosso arrecada quase 15% a menos de ICMS em abril; expectativa é de queda nos próximos meses

Em março, foram arrecadados R$ 836,6 milhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Mato Grosso. Isto corresponde a queda de 14,9% em relação ao mês anterior, em que foram arrecadados R$ 982,7 milhões. 

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Fazenda, Agropecuária teve queda de 35,2%, Comércio e Serviços arrecadaram menos 18% e a Indústria registrou menos 8,5%. É válido ressaltar que o ICMS é responsável por cerca de 50% do orçamento estadual. 

Boletim econômico semanal está em sua quinta edição e apresenta os resultados de análise sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus na economia de Mato Grosso

“O monitoramento do faturamento dos setores econômicos auxilia na tomada de decisão pelo Estado e também na projeção da receita pública. Só em abril, que refletiu ainda o movimento econômico de março, a arrecadação caiu cerca de 150 milhões ante o mês de março deste ano”, assinalou o secretário Rogério Gallo.

Ainda conforme os dados, parte do ICMS arrecadado em abril foi oriundo das vendas realizadas no mês anterior, antes do agravamento das medidas restritivas adotadas em razão da pandemia. Levantamento espera queda mais significativa em maio, com reflexo nas contas estaduais a partir do mês de junho. 

Leia mais: Arrecadação com dívida ativa só atinge 75% do esperado para o mês de maio


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS