STARTUPS

Programa de pré-aceleração de startup movimenta mercado de Mato Grosso

A primeira edição do Start&UP busca transformar ideias em negócios de sucesso
Sexta-feira 20 de Setembro de 2019
Sebrae MT
Programa de pré-aceleração de startup movimenta mercado de Mato Grosso

Com o objetivo de fomentar projetos inovadores e startups mato-grossenses, o Sebrae MT, o Senai MT e o AgriHub (Senar MT) promovem o Start&UP – Programa de Pré-Aceleração de Startup, entre os meses de setembro e dezembro. Ao todo, foram selecionados 25 iniciativas e os empreendedores vão vivenciar as diversas fases de desenvolvimento de uma startup,  com a ajuda de mentores e profissionais especializados que irão compartilhar suas experiências em módulos práticos e aconselhamentos. Acesse o site www.starteup.com.br para conhecer os projetos da primeira edição do programa.

Além de todo o entendimento da dinâmica e metodologia de lançamento de produtos inovadores, conhecimento sobre o universo das startups, os participantes do programa terão acesso a eventos para networking com a comunidade, workshops e mentorias com grandes nomes do segmento de empreendedorismo, tecnologia e inovação do Brasil. Entre eles estão: o presidente da Associação Brasileira de Startups, Amure Pinho; CEO da Mackwave Ventures, Edson Mackeenzy; o co-fundador e COO da HeroSpark, Rafael Carvalho; o co-fundador da Wave Accelerator, Leo Lacerda; o CEO da Getmundi e co-fundador da uGlobally, Leo Uchoa; o CEO da PiaR Comunicação, Bruno Pinheiro; e o fundador da Integrah, Henrique Santanna.

O próximo workshop acontece no dia 21 de setembro (sábado) e tem como tema a “Identificação de Clientes e Ideação de MVP”. Até dezembro vão ocorrer mais oito workshops para trabalhar assuntos como modelagem de negócios, vendas e marketing, questões jurídicas, cultura e gestão de pessoas, aceleração e investimento, assessoria de imprensa e media training e pitch de impacto.

Para a diretora técnica do Sebrae MT, Eliane Ribeiro Chaves, o programa visa trazer “profissionais de renome do mercado de inovação de todo o Brasil, somando as expertises do Sebrae, Senai e Senar para potencializar as chances de criação de startups. Por meio de capacitações, mentorias, acesso a laboratórios de prototipação, coworking e ponte com os clientes e investidores em potencial, o Start&UP quer transformar ideias em negócios de sucesso”, destaca Eliane.

Já para o superintendente do Senar MT (AgriHub), Otávio Celidonio, a parceria reúne o melhor das competências de cada instituição “para garantir uma formação aos empreendedores bem alinhada com as expectativas do mercado. Além disso, espera-se que o impacto no ecossistema mato-grossense seja potencializado, uma vez que as ações serão conjuntas, coordenadas e perenes”, afirma.

A diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, salienta que a proposta do Start&UP é reduzir a distância entre as boas ideias e a realização de negócios inovadores e sustentáveis. “Sabemos que as vivências e mentorias são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento e, por isso, unimos forças, para dispor da experiência de pessoas que já estão no mercado e que sabem como solucionar alguns dos principais problemas que surgem no desenvolvimento de uma startup. Acreditamos nas ideias que nascem em nosso estado e queremos vê-las ganhando vida”, completa Léia.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS