Setor produtivo participa de Caravana da Integração

Entre os dias 22 e 27 de abril acontece a Caravana da Integração  que  passará por Bolívia, Chile e Peru.

Essa caravana que é organizada pelo Governo do Estado em busca de uma nova saída econômica pelo Oceano Pacífico, contará com a participação de entidades do setor produtivo de Mato Grosso, além de representantes do setor atacadista, Tribunal de Contas do Estado e deputados federais e estaduais. A caravana liderada pelo governador Pedro Taques.

Vão participar da comitiva representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Associação dos Produtores de Soja e Milho de MT, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, Associação dos Criadores de Mato Grosso e Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores .

Também já confirmaram presença na caravana os deputados estaduais Max Russi, Pedro Satélite e Wancley Carvalho. Como representantes da Câmara Federal participarão os deputados federais José Augusto Curvo (Tampinha) e Ezequiel Fonseca. Pelo TCE confirmou presença o presidente da Corte de Contas, Antônio Joaquim.

Pelo Executivo Estadual, além do governador também fazem parte da comitiva o vice-governador Carlos Fávaro e os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo; de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes; de Infraestrutura, Marcelo Duarte e Eduardo Moura, de Desenvolvimento Regional).

A caravana tem objetivo de buscar ações integradas para problemas comuns dos países que integram a Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur). A equipe vai debater e conhecer soluções que podem dar certo nas áreas de segurança, comércio, turismo, cultura e buscar a saída da produção de Mato Grosso pelos portos do Pacífico. Além de promover a integração com a região, a estratégia do governo estadual é fazer com que a produção mato-grossense ganhe uma saída a Oeste do continente, barateando os custos de transporte e chegando com mais agilidade à China, principal consumidora da produção do estado.

A viagem terá início após a reunião do Zicosur que será realizada em Cuiabá, em paralelo à Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), nos dias 20 e 21 de abril. Durante os dois dias, representantes dos países e estados que compõem o Zicosur estarão na Capital debatendo mecanismos de apoio ao comércio, indústria, turismo, cultura e meio ambiente.

No encontro do Zicosur, os representantes dos países do centro da América do Sul terão a oportunidade de conhecer o potencial turístico de Mato Grosso, que será exposto na FIT. Na feira serão comercializados produtos turísticos com valores diferenciados por agências, hotéis e pousadas. Haverá encontros institucionais, palestras e oficinas e atendimento empresarial.

Com a participação de autoridades internacionais, a visibilidade de feira tende a ser ainda maior, divulgando as belezas de Mato Grosso para o mundo e fomentando o turismo internacional no estado.

Confira abaixo a programação da Caravana da Integração:

22/04 – Sexta-feira

Saída de Cuiabá para Cáceres de onde a comitiva segue para San Ignacio de Velasco (BO)

21h – Jantar e Ato Público em San Ignacio de Velasco

23/04 – Sábado

Deslocamento de San Ignacio de Velasco para San Jose De Los Chiquitos

13h – Visita a Santa Cruz de La Sierra (San Jose de Los Chiquitos)

20h – Ato Público (Santa Cruz de La Sierra)

24/04 – Domingo

Deslocamento de Santa Cruz de La Sierra para Cochabamba

21h – Ato Público (Cochabamba)

25/04 – Segunda-feira

Deslocamento de Cochabamba para Iquique (Chile)

21h – Ato Público

26/04 – Terça-feira

8h – Visita ao Porto Estadual de Iquique (Portos Graneleiros Patillos e Patache)

11h – Visita à Zona Franca de Zofri

12h – Visita ao Porto Estadual de Arica

17h – Visita à Zona Franca de Tacna (Peru)

21h – Ato Público em Tacna

27/04 – Quarta-Feira

8h – Deslocamento de Tacna para Matarani 

12h – Visita ao Porto de Matarani

20h – Evento Público de encerramento da Caravana da Integração.