Ampliação atendimento

Sicredi amplia rede de agências na região e segue líder em capilaridade em Mato Grosso

São 179 agências para atendimento aos mais de 450 mil associados nos estados de Mato Grosso
Segunda-feira 30 de Dezembro de 2019
Assessoria
Sicredi amplia rede de agências na região e segue líder em capilaridade em Mato Grosso

Sicredi inaugura 12 novas agências em 2019 em sua área de atuação nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre. Com elas, a instituição financeira cooperativa vai fechar o ano com 179 agências para atendimento aos mais de 450 mil associados na região, aumento de 6% em relação ao número registrado ao fim de 2018. Do total de agências mantidas pelo Sicredi nesses quatro estados, 146 são em Mato Grosso, distribuídas por 133 cidades. Com essa cobertura, o Sicredi se mantém como instituição financeira com a maior capilaridade no Estado, ou seja, está presente em mais municípios do que qualquer outra instituição financeira.

No Pará, o Sicredi mantém 22 agências localizadas em 18 municípios; em Rondônia são sete agências em sete cidades; e no Acre são quatro agências em quatro municípios. Do número total de agências mantidas na região, em 39 municípios o Sicredi é a única instituição financeira presente, sendo 38 em Mato Grosso e uma no Pará. A expansão na quantidade de postos físicos de atendimento do Sicredi segue um cronograma sistêmico de crescimento, que prevê a abertura de aproximadamente 400 agências em todo o país no biênio 2019-2020.

A estratégia do Sicredi é expandir a sua rede de agências valorizando ainda mais o relacionamento pessoal com a comunidade, principalmente em cidades onde não há nenhuma instituição financeira, movimento que contraria a ação de bancos tradicionais, que vêm fechando postos de atendimento em todo o país.

Quando o Sicredi abre uma agência na cidade, mais que oferecer produtos e serviços financeiros, a instituição financeira cooperativa tem como objetivo promover inclusão financeira e o desenvolvimento local. “Com a abertura de novas agências temos a geração de empregos. Para se ter uma ideia, até outubro contabilizamos 3.466 colaboradores na região Centro Norte, aumento de 11,2% sobre os 3.115 registrados ao fim de 2018”, afirma o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.

A presença do Sicredi na localidade, principalmente naquelas até então desprovidas desse tipo de serviço, ajuda a mudar a realidade local, uma vez que a população não precisará mais se deslocar para outras cidades para realizar suas operações financeiras. “O dinheiro passa a circular na comunidade não apenas de forma física, mas também na forma ‘transacional ou digital’, por meio de cartões de débito e crédito, máquina de cartões e transferências. Além disso, o Sicredi tem o papel de ser um educador financeiro, orientando o uso consciente do dinheiro. Paras empresas somos apoio para investimentos e financiamentos, o que aumenta o consumo local e as vendas no comércio e serviços em geral. O produtor rural também poderá contratar crédito orientado, para fazer crescer sua produção”, considera Spenthof.

Para o próximo ano, o Sicredi prevê a inauguração de 22 agências nas regiões Centro-Oeste e Norte, sendo 12 em Mato Grosso, cinco no Pará, duas no Acre e outras três no Amazonas, estado onde será aberta a primeira agência do Sicredi, ampliando o número de unidades da federação onde a instituição financeira cooperativa está presente.

Além da presença física, o Sicredi está em constante busca de novas tecnologias para aprimorar e complementar a experiência do associado. “No Sicredi, temos a opção de conta 100% digital, o Woop Sicredi, mas continuamos ampliando a nossa rede de agências, pois acreditamos que o relacionamento próximo é muito importante. Para isso, dentro de nosso movimento de transformação digital, estamos buscando implementar o conceito ‘fisital’ em nossas agências, que, em resumo, é levar para o ambiente físico os benefícios da digitalização”, diz o presidente.

Nesse sentido, as agências estão sendo transformadas em espaços de relacionamento, onde os associados interagem com os profissionais do Sicredi e podem utilizar a estrutura para fazer uma reunião com clientes, se informar ou simplesmente tomar um café e acessar a internet. “Não podemos desconsiderar que ainda existem no Brasil regiões e pessoas que não têm o acesso livre à internet e, como instituição inclusiva, nós buscamos estar onde as pessoas precisam de serviços financeiros”, conclui Spenthof.

Em todo o país, o Sicredi contabiliza 1.816 agências (dado até setembro), espalhadas por 1.350 municípios. Ao fim de 2018 eram 1.670 agências. É importante ressaltar que em mais de 200 municípios brasileiros o Sicredi é a única instituição financeira presente.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS