Termina hoje prazo para inscrição no maior programa de fomento de Startups de MT

Encerram-se hoje (25), as inscrições para a 5ª edição do Start&UP – Programa de Pré-Aceleração de Startup. A iniciativa, que é uma realização do Sebrae em Mato Grosso em parceria com o Agrihub, Senai/MT e Senac/MT, tem o objetivo de fomentar projetos inovadores e startups mato-grossenses. Os interessados podem se inscrever pelo site www.starteup.com.br.

Podem participar do edital empreendedores e equipes que já tenham uma ideia de modelo de negócio inovador, mas não sabem como torná-la em um negócio e startups com produtos ou já em operação, que estão entendendo como conquistar o mercado. O programa selecionará 30 projetos, de todo o Estado, para um processo que acontecerá de maneira híbrida, presencial e online, entre os meses de maio a outubro.

Desde sua criação em 2018 até o ano passado, em 2021, mais de 130 Startups já foram capacitadas pelo programa, mais de 400 empreendedores participaram, assim como projetos de mais de 25 cidades do Mato Grosso foram selecionados.

Leia também: Após aceleração do Sebrae/MT e Sicredi, MEIs aumentam faturamento e diminuem as dívidas

O gestor de Startups e Ecossistemas de Inovação do Sebrae/MT, Fernando Pscheidt, destaca que o programa, que é gratuito, foca na criação de novas startups e na qualificação das já existentes no Estado. “Esta é uma grande oportunidade para quem busca criar ou aprimorar a sua startup! É a chance de – sem custos – ter acesso a uma gama de capacitações e de instrutores nacionais que até então só estavam disponíveis em grandes centros ou com alto custo de investimento”, destaca.

A empreendedora, Ivonete Guarino, da Vo Contigo, Startup de transporte para o público de mais de 60 anos, foi uma desses mais de 400 participantes do programa. “Considero o do Start&UP um boom na cabeça do empreendedor, abre a nossa visão para enxergar novas possibilidades. Além disso, com o programa conseguimos aumentar faturamento e o número de motoristas parceiros. Por isso digo seja o próximo a ser acelerado por este programa incrível”, convida.

COMO FUNCIONA? – A iniciativa do Sebrae capacita as Startups por meio de uma trilha composta por palestras, 10 workshops, Demoday e 50h de mentoria com profissionais de renome nacional como: Rafael Carvalho, sua Startup já foi premiada duas vezes como a melhor do país, Ivy Cristini, ganhadora do prêmio de melhor mentora do país, Fabiany Lima, escritora, criadora de três Startups, que já participou de programas como este em vários países, Christopher Toya, que já foi CTO de mais de 15 startups ao mesmo tempo, entre outros.

O Programa tem formato de uma trilha, ou melhor, de uma escalada, onde são aplicados os 10 temas mais essenciais a uma startup, tais como: Lean Startup – Mitos e Verdades; Validação e Criação de MVP; Modelagem de Negócios e Monetização; Resolução de Conflitos entre Co-founders, Cultura e Gestão de Pessoas; Vendas e Growth Marketing; Internacionalização e Mindset Global; Aspectos Jurídicos para Startups; Métricas e Captação de Investimento; Pitch de Impacto e Assessoria de Imprensa e Media Training.

METODOLOGIA – A metodologia trabalha a pré-aceleração de Startups utilizando uma estrutura de Educação Empreendedora centrada em troca de experiências e práticas de mercado. O formato foi idealizado e validado em dezenas de projetos realizados de modo presencial e remoto. As atividades potencializam o mindset empreendedor de profissionais de qualquer segmento e trabalham a criação de negócios inovadores a partir de problemas, ideias e projetos científicos tecnológicos. Incluindo também a aplicação de ferramentas e métodos ágeis para validar demandas, identificar oportunidades, definir estratégias de mercado e desenvolver soluções sustentáveis (produtos e serviços).

Leia mais: Desenvolve MT inicia operações de crédito com Fundo de Aval do Sebrae

CLIQUE AQUI E VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE HOJE

Tagged: , , , , ,