Tecnologia no Campo

Veja 5 tendências tecnológicas que devem beneficiar os produtores no setor do agronegócio

O campo está cada vez mais tecnológico. Hoje em dia, pode-se monitorar as lavouras na palma da mão com aplicativos de celular
Quinta-feira 26 de Dezembro de 2019
MT Econômico
Veja 5 tendências tecnológicas que devem beneficiar os produtores no setor do agronegócio

Uma infinidade de produtos e serviços são disponibilizados na internet para os consumidores. Entre os setores mais conhecidos se destacam as lojas de varejo, bancos e educação.

No entanto, um setor que vem cada vez mais entrando no mundo digital é o agronegócio.

O campo está cada vez mais tecnológico. Hoje em dia, pode-se monitorar as lavouras na palma da mão com aplicativos de celular e sistemas que permitem descobrir desde quando uma peça precisa ser substituída em um trator até a perspectiva de clima.

Outra necessidade que tem ficado cada vez mais comum no agro é a aproximação entre produtores rurais e fornecedores por meio de plataformas digitais.

O MT Econômico traz para você algumas tendências tecnológicas do campo que tem ajudado os produtores, principalmente da segunda e terceira geração familiar, que são mais conectados no mundo high tech.

5 Tendências Tecnológicas no Agronegócio

Sensores

A instalação de sensores no campo vem sendo adotada por diversos produtores rurais, pois seu uso permite obter diversas informações importantes sobre a plantação, o solo e outros elementos fundamentais. Além de potencializar e agilizar a coleta de dados, os sensores também são capazes de realizar comandos de forma automática, executando tarefas a distância, em tempo real.

A agricultura está vivendo em uma era digital marcada pela Internet das Coisas (IoT) e Big Data, que tem como principal função gerar informações que, após serem analisados, irão auxiliar o produtor na tomada de decisão na lavoura, cada vez mais assertivas, e alcançar uma melhor produtividade.

Drones

Os drones são um tipo de tecnologia de extrema importância e podem desenvolver diversas funções no campo, como captar imagens aéreas que permitem acompanhar o desenvolvimento da lavoura em relação ao surgimento de pragas, doenças ou outros problemas no campo.

Essas aeronaves são equipadas com câmeras especiais, que após as imagens serem processadas gera imagens que permite acompanhar o desenvolvimento da lavoura através da identificação de áreas com estresse hídrico, pragas ou doenças.

Software de Gestão

O crescimento do agronegócio precisa passar pela organização da gestão de todas as operações inseridas no processo. Por isso, diversos softwares e aplicativos de gestão estão sendo disponibilizados no mercado para auxiliar o produtor, principalmente em relação aos custos de produção e tem se tornado indispensáveis para facilitar as tarefas do dia a dia e no gerenciamento do agronegócio.

Agricultura Vertical

O conceito de agricultura vertical engloba, basicamente, um conjunto espacial destinado para a produção em camadas verticais. Essa produção ocorre em  locais que não suportam a configuração da agricultura tradicional, principalmente nos grandes centros urbanos, por isso ela tem sido vista como a tecnologia do futuro para alimentar as próximas gerações.

As técnicas empregadas nesse tipo de situação se resumem em uma agricultura de interior e tecnologia com controle ambiental, no qual todos os fatores podem ser monitorados. Essas instalações utilizam, normalmente, controle artificial da luz, controle ambiental (umidade, temperatura, gases, etc.) e fertirrigação.

Marketplace

Em si, o marketplace funciona como um espaço virtual onde se faz comércio, onde vendedores e compradores realizam transações. A agricultura não fica de fora desse cenário e muitos aplicativos tem sido criado para atender a necessidade de aumentar todos os esforços aplicados na plantação para uma melhor lucratividade.

Normalmente, esses aplicativos oferecem  diversas opções de onde comprar os produtos disponíveis pelos produtores, assim é possível melhorar a relação de lucratividade dos produtores agrícolas e permitir uma melhor interação destes no mercado.

De um modo geral, a aplicação das novas tecnologias na lavoura tem como objetivo a busca por uma maior produtividade, qualidade e lucratividade e também pelos fatores ambientais que estão intimamente relacionadas com as práticas conservacionistas e sustentáveis que são um forte fator de influência.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS