GASTAR MENOS

Veja dicas para economizar dinheiro e gastar menos

Tente se livrar de tudo que é supérfluo e assim guardar dinheiro para o que realmente importa.
Quarta-feira 17 de Julho de 2019
Guia Bolso
Veja dicas para economizar dinheiro e gastar menos

Sabemos que economizar nos dias de hoje é bem difícil. A ‘mágica’ é gastar menos do que se ganha. É claro que, na prática, seguir essa regra é bem mais difícil, mas, existem, sim, formas mais fáceis de administrar melhor suas finanças.

Confira algumas dicas para economizar dinheiro:

1. Priorize o pagamento das dívidas

Uma das principais dicas para economizar dinheiro é: se você estiver endividado, pagar as dívidas deve ser sua grande prioridade financeira. Muitas vezes as instituições financeiras disponibilizam condições especiais para pagamento à vista e estão abertas para ouvir propostas de renegociação para dívidas em atraso.

2. Faça uma poupança programada para economizar dinheiro

Você dificilmente conseguirá economizar dinheiro se deixar essa tarefa para o final do mês. Portanto, a dica é: faça uma poupança programada para o dia do seu pagamento. Estipule um valor que não vá interferir no seu orçamento e separe-o antes de começar a gastar com as outras coisas.

Se você não tiver dívidas, um bom valor para começar é 15% do seu salário. Se tiver, priorize o pagamento das dívidas e, guarde o que sobrar.

3. Prefira sempre pagar à vista

Se não tem dinheiro para comprar aquela bolsa nova ou mesmo um eletrodoméstico que esteja faltando em casa, não compre! Espere até contar com o valor total para poder pagar à vista e assim ganhar um desconto.

Sem contar que as contas parceladas, além de comprometer o orçamento dos próximos meses, muitas vezes têm juros. Evite usar o cartão de crédito. Ele pode dar a falsa ilusão de que você tem mais dinheiro do que realmente dispõe.

4. Monitore seu orçamento ao longo do mês

Entre as dicas para economizar dinheiro, outra importante é estar atento aos gastos diários que, muitas vezes, passam desapercebidos e podem acabar se tornando o grande vilão do seu orçamento. Para ajudar nessa missão, vale contar com uma ferramenta de controle financeiro. A boa notícia é que existem várias opções gratuitas no mercado. As boas e velhas planilhas de controle de gastos também são uma opção. 

5. Desfaça-se dos gastos desnecessários

Para economizar dinheiro é preciso analisar. Será que não dá para diminuir o número de canais no seu contrato com a operadora de tevê por assinatura? Você precisa mesmo comer no restaurante mais chique da cidade? Tem que ir ao cinema todo o fim de semana? Não dá para pegar um ônibus em vez de um táxi?

A resposta para essas perguntas pode ser o caminho para economizar. Tente se livrar de tudo que é supérfluo e assim guardar dinheiro para o que realmente importa.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS