AR CONDICIONADO

Como economizar energia sem abrir mão do ar-condicionado

Entender como o produto funciona é a melhor maneira de escolher a opção que vai te ajudar a economizar no fim do mês
Sexta-feira 06 de Setembro de 2019
Consul
Como economizar energia sem abrir mão do ar-condicionado

Mesmo no calor é importante pensar em como economizar não abrindo mão do conforto e qualidade de vida que o uso do ar-condicionado nos proporciona.

Mas fique tranquilo! Economizar energia é mais fácil do que se imagina. Separamos algumas dicas básicas pra você conseguir dar aquela segurada na conta de luz.

Antes de instalar o ar-condicionado

Um detalhe importante, que deve ser considerado antes da instalação, é escolher bem o lugar para o seu ar-condicionado. A posição e cômodo onde ele vai ficar vão influenciar diretamente no tempo e na temperatura que você vai precisar deixá-lo para gelar ou esquentar o ambiente.

Depois de escolher o cômodo, você deve entender a potência ideal de ar-condicionado. Escolher um ar-condicionado com mais BTUs do que o necessário não vai fazê-lo gelar mais rápido, vai apenas fazer você gastar mais na conta de luz! Aqui explicamos como fazer o cálculo da potência de BTUs.

Para aproveitar melhor o potencial do seu aparelho, instale nas paredes que possuem maior distância entre si. Outra dica é evitar que objetos ou móveis atrapalhem a passagem do ar.

Ar-condicionado econômico

Há diversos modelos de ar-condicionado que prometem ser econômicos. Entender como o produto funciona é a melhor maneira de escolher a opção que vai te ajudar a economizar no fim do mês.

Atualmente, o modelo de split inverter é considerado o mais econômico, por usar uma tecnologia que faz com que o seu ar-condicionado trabalhe de forma mais inteligente.

De uma maneira geral, o split inverter consegue manter a temperatura média do cômodo sem muitas oscilações. Isso faz com que ele não fique ligando e desligando, ou seja, evita que o aparelho puxe muita eletricidade de uma única vez, economizando até 60% de energia.

Temperatura ideal do ar-condicionado

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que não existe uma temperatura certa para o ambiente. O importante é todos estarem confortáveis com o clima do local. Mas, se o objetivo é economizar um pouco de energia, você consegue selecionar uma temperatura média, para que o ar não precise trabalhar na potência máxima e ainda assim consiga refrigerar o ambiente.

Para quartos e escritórios, o ideal é manter a temperatura entre 20°C e 23°C. Já em uma sala de estar grande, temperaturas entre 23°C e 26°C são ideais.

Com essas dicas, você já vai notar uma diferença na conta de luz. Mas claro que tudo dentro da sua casa vai afetar a sua conta, então vale conferir como você usa os outros eletrodomésticos da sua casa!

 


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS