MICROCRÉDITO

Os pequenos presentes podem ter grandes impactos, diz o dono do Grameen Bank

Em 1983, Yunus fundou o Grameen Bank, instituição que ajudou a espalhar o conceito de microcrédito
Sexta-feira 01 de Março de 2019
Redação
Os pequenos presentes podem ter grandes impactos, diz o dono do Grameen Bank
Foto: Reprodução

Com o lema ‘ Os pequenos presentes podem ter grandes impactos’, Muhammad Yunus fundou o Grameen Bank, instituição que ajudou a espalhar o conceito de microcrédito pelo mundo.

Tudo começou no início dos anos de 1970, Muhammad Yunus estava ensinando a teoria econômica para os alunos em uma sala de universidade, em Bangladesh. Mas, fora do campus da Universidade de Chittagong, tudo o que ele via era fome e pobreza. Seu desejo de fazer algo para ajudar os cidadãos locais o levou a um gesto simples, mas poderoso: Yunus emprestou US$ 27 para cesteiros carentes de uma vila próxima ao campus da universidade. 

Ele não acreditou no entusiasmo que a pequena quantia de dinheiro causou. Para as pessoas que viviam com alguns centavos por dia, poucos dólares conseguiu transformar suas vidas. O presente foi utilizado para expandir essas microempresas, e, em muitos casos, superar a pobreza. 

Em 1983, Yunus fundou o Grameen Bank, instituição que ajudou a espalhar o conceito de microcrédito. Quando venceu o Prêmio Nobel, em 2006, o Grameen Bank tinha efetuado empréstimos a 7 milhões de pessoas em 73 mil aldeias de Bangladesh. Com suas ações, ele ajudou a criar um movimento global favorável ao microempréstimo. O modelo de Graeeen Bank foi aplicado em mais de 100 países e tem ajudado milhões de pessoas. Apesar do banco não ter erradicado a pobreza, tem ajudado muitas vidas. A ideia de Yunus tem servido de inspiração para milhões de jovens em todo o mundo que se dedicam às causas sociais.

Para conhecer mais acesse o site http://www.grameen.com/


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS