Carreira

Veja 4 sinais de que você está construíndo uma carreira sem futuro

Se deseja ter mais controle sobre a sua vida profissional, aprenda a tomar decisões e definir objetivos claros e segui-los
Sexta-feira 07 de Junho de 2019
Veja 4 sinais de que você está construíndo uma carreira sem futuro

Nada é mais triste do que gastar o seu tempo. Deixar os preciosos minutos escorrerem por seus dedos sem transformá-lo em algo positivo para a sua vida. É, ainda mais triste, ver que uma parcela muito grande dos trabalhadores desperdiça o seu tempo de trabalho, ou seja, deixam de aproveitar 1/3 de sua vida.

Frente a um novo desafio no trabalho algumas pessoas se escondem, evitam assumir responsabilidades, paralisam frente a um cliente e deixam o medo tomar conta dos seus comportamentos e preferem trabalhar apenas com situações pouco desafiadoras. Desta forma, não transformam o seu trabalho em algo interessante.

Esta trajetória é a mesma que afasta os sentimentos de felicidade da sua vida profissional. Se você não se desafia e não busca aprender e superar novos desafios, experimentará uma ausência profunda de felicidade em sua vida profissional. Você não crescerá profissionalmente e a sua carreira será um caminho para um vale cinzento sem vida, alegria, significado e valor.

Desta maneira, segue abaixo quatro sinais de que você pode estar seguindo este caminho não tão interessante:

Trabalhar para ser um generalista

Para que consiga ser reconhecido e obter níveis de desafio mais intensos em seu trabalho, você precisa ser visto como um especialista: alguém que domina determinada área de conhecimento e enfrenta os problemas como poucos. Se você ainda não encontrou uma área que se identifique, continue experimentando novas experiências até encontrar.

 

Ser um especialista é o caminho mais rápido para obter o reconhecimento desejado e construir uma carreira meteórica, mas, também, é a forma mais simples de encontrar significado e valor na sua vida profissional. Quando acerta em uma carreira, tudo parece conspirar a favor do seu crescimento e de sua satisfação.

Não construir relacionamentos de longo prazo com a empresa

Existem profissionais, principalmente no início de carreira, que pulam de empresa em empresa na busca de uma solução mágica para as suas vidas. Alguns procuram a que vai pagar mais pelos seus serviços, outros a que tem uma liderança mais cuidadosa e, outros, buscam a rotina de trabalho ideal.

Esqueça! O trabalho perfeito só vai existir quando você estiver preparado para aceitar os pontos negativos que a oportunidade irá lhe oferecer. Assim, como em qualquer relacionamento, é necessário aprender a curtir as coisas boas e aceitar as diferenças do outro (obviamente escolhendo uma empresa ou parceiro que tenha um alinhamento com o que é importante para a sua vida).

Evitar tomar decisões importantes

Você só consegue chegar em algum lugar se tomar as decisões necessárias para percorrer o caminho. Lembre-se que a sua carreira é como uma viagem do ponto A ao ponto B. Se você deixar a vida te levar, pode ficar eternamente em estagnação no ponto A ou pegar caronas para o ponto C, D e E, mas nunca o B.

Se deseja ter mais controle sobre a sua vida profissional, aprenda a tomar decisões e definir objetivos claros e segui-los. Faça escolhas para conduzir a sua vida e não permita que os outros a conduzam. Se errar em suas decisões, tudo bem. Aprenda com isso e siga em frente. Assim como em uma viagem, se errarmos o caminho, podemos fazer um retorno e seguir rumo ao nosso destino, mesmo que demore um pouco mais para isso.

Você acha que sabe tudo

A vida é feita de aprendizados. Saber que já conhece o melhor caminho pode ser uma enorme armadilha. Ouça a opinião dos outros (principalmente a das pessoas mais experientes). Ouvir algo que vai contra o que pensa pode doer, mas olhar para esta informação com curiosidade e tentando extrair um aprendizado é o mínimo que você pode fazer.

Se você se fechar dentro das suas convicções e experiências, não será capaz de produzir um resultado diferente, lidar com um problema novo ou conquistar a sua próxima promoção. Evoluir faz parte do processo para a construção de uma carreira significativa.

As orientações acima foram passadas pelo profissional Allan Lopes.

Allan Lopes é Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS