PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Acompanhe algumas dicas de como se planejar financeiramente para viajar

Planeje-se financeiramente e tire a viagem dos sonhos do papel em 2019
Segunda-feira 27 de Maio de 2019
Reprodução
Acompanhe algumas dicas de como se planejar financeiramente para viajar

Sabe aquela viagem que você tanto sonha, mas nunca se realiza? Quando pensamos em fazer a tão sonhada viagem, nunca sabemos por onde começar. Se primeiro traçamos um roteiro, pesquisamos os preços dos pacotes ou negociamos as férias na empresa. Mas, engana-se quem pensa que o primeiro passo para uma viagem é ter dinheiro para realizá-la. Colocar um plano como prioridade no orçamento é o primeiro passo para iniciar o planejamento financeiro.

Analise o seu orçamento

Estamos em um momento econômico que exige cautela com os grandes gastos. Isso, no entanto, não significa desistir daquela grande viagem. Em primeiro lugar, analise detalhadamente suas finanças, anotando todas as despesas que normalmente tem durante o mês e estabeleça quanto pode guardar por mês para viagens. Assim, você tem uma análise clara da sua situação financeira antes mesmo de tomar decisões como ‘para onde vou’ e ‘quanto tempo pretendo ficar’.

Corte gastos supérfluos

Se depois da análise, ver que ainda assim está difícil guardar dinheiro, veja quais gastos podem ser evitados. O que a gente mais faz nessa vida é gasta dinheiro. Mas, a grande diferença é que alguns sabem usá-lo e outros não.

São muitas as dicas importantes de como economizar e cortar custos para fazer a viagem  dos sonhos. Às vezes, cortando aquela pizza do fim de semana , você pode estar poupando exatamente o dinheiro necessário para cair na estrada.

Escolha o lugar e pesquise muito

Agora, sim, o passo é escolher o destino: o local para onde você pretende viajar. O ideal é que você comece a pensar na viagem com certa antecedência para apurar o maior número possível de informações. Escolher dois ou três possíveis destinos ajudam na comparação dos preços para ver qual viagem é mais vantajosa naquele momento e quantos dias pode aproveitar em cada destino, especialmente se a época de viagem for alta temporada.

Pesquise passagens aéreas todos os dias

Promoções aéreas acontecem constantemente principalmente agora com a alta do dólar. As cias aéreas estão fazendo promoções para manter uma venda boa de passagens e por isso é sempre bom pesquisar diariamente os preços. Temos uma ferramenta em nosso site com passagens aéreas baratas  encontradas por usuários do Viajanet. As opções mais em conta aparecem destacadas em amarelo na ferramenta e já estão calculadas conforme o câmbio.

Hospedagem

Hoje há vários sites que trazem uma lista de hotéis, pousadas e afins para servir de base para sua reserva ou até mesmo para fechar negócio.

Se você não é do tipo viajante que gosta/topa se hospedar em albergues/hostel, pense em alugar um apartamento no AirBnb. Há uma diversidade de apartamentos baratos em ótimas localizações. Não tem o conforto do hotel como quarto limpo todo dia, toalhas trocadas e café da manhã pronto. Mas você pode se sentir como um local por alguns dias.

Temos opções de apartamentos para alugar em todas as cidades que temos cadastradas. É só acessar a página da cidade e procurar a aba de hospedagem.

Pague antecipadamente

Pague tudo antecipadamente: passagens, hospedagens, passeios, seguro de viagem e assim por diante. Atualmente, é possível efetuar a compra de boa parte desses serviços pela internet, o que possibilita o parcelamento dos gastos no cartão que devem ser, de preferência, quitados completamente antes da viagem. Além disso, a pesquisa antecipada ajuda a saber quais museus oferecem entrada de graça em alguns dias específicos do mês.

A maioria dos passeios pagos tem a opção de ingressos online com descontos que podem chegar a 40%. 

Gastos diários

Estabeleça uma cota de custos diários com alimentação e transporte, por exemplo. É importante fazer as contas de quanto pretende andar por dia de transporte público, pois às vezes vale mais a pena comprar um ticket diário ao invés do avulso. Além disso, planejar o orçamento para ir naquele restaurante famoso e caro e programar algumas refeições em fast foods podem ajudar a balancear o bolso.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS