EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Aprenda algumas dicas de Educação Financeira que podem te ajudar

Domine as três etapas do acúmulo de riqueza: Ganhe, economize e invista.
Quinta-feira 11 de Julho de 2019
Blog Rico
Aprenda algumas dicas de Educação Financeira que podem te ajudar

Algumas dicas podem te ajudar a colocar sua vida financeira em dia, mas vale lembrar que por trás de cada dica, está a lógica de um bom comportamento financeiro.

Domine as três etapas do acúmulo de riqueza: Ganhe, economize e invista.

É muito complicado conseguir acumular um patrimônio sem passar por esses três passos todo o mês. Se você tem dificuldades em se controlar, ao receber o seu salário, pague todas as contas.

Se tiver dívidas, negocie e parcele todas de forma que se encaixem no seu orçamento. Quando você fizer isso, deve sobrar dinheiro. Então, guarde um pouco para o mês e invista o restante ainda na primeira semana.

Faça aplicações mensais (mas não na poupança)

Como dito, a melhor forma de economizar dinheiro é investindo. E você não deve fazer isso na poupança, pois ela rende pouco, muitas vezes menos do que a inflação.

Ao aplicar dinheiro em uma CDB, Tesouro Direto ou outros investimentos, entenda que você não está emprestando para pegar os juros no final do mês, mas para deixar todo rendimento acumular e assim gerar um bolo de juros.

Diferença entre Preço e Valor

Quanto vale R$ 10.000 gastos em roupas, passeios ou  eletrônicos? Muito pouco, não é mesmo? Todas essas coisas possuem um preço, mas pouco valor a longo prazo. Lembre-se: elas são passivos.

E quanto vale R$ 10.000 aplicados que rendem mais dinheiro todo mês? Essa opção tem muito mais valor.

Entenda essa relação quando for comprar. Faça escolhas deixando as emoções de lado. Não faça como algumas pessoas que decidem apenas baseando-se em marcas que não agregam nada além de preço.

Cada coisa possui um preço e um valor, se o preço for maior que o valor, não faça negócio. 

Aprenda a Economizar

Segundo uma pesquisa recente, 53% dos brasileiros compram por impulso. Então, existe uma grande chance de você ser um deles pelo menos uma vez por ano.

Afinal, todo o sistema varejista é programado para fazer você comprar. As promoções sempre parecerão imperdíveis. Então, como dito, deixe as suas emoções de lado.

Se está com muita vontade de fazer algo, não vá a uma loja que fornece isso. Você está muito pré-disposto a comprar. Um bom exemplo é quando você vai ao supermercado com fome.

Para evitar esse tipo de coisa, e não deixar de fazer as coisas que gosta, liste tudo o que o você quer a curto, médio e longo prazo. Então, pesquise e planeje o seu dinheiro para cada objetivo.

Estipule Metas

O bom de possuir essa lista de prioridades em mãos é que você não precisa contar apenas com a sorte e sua capacidade de poupar. Por exemplo, se quer trocar de carro ano que vem e já possui uma entrada, faça um investimento de médio prazo.

Isso ajudará você a poupar dinheiro e multiplicar o seu capital. Até planos de curto prazo podem ser compreendidos em investimentos. 

Entenda a Importância de Respeitar Seu Dinheiro

Você sabe de todo o esforço envolvido para ganhar dinheiro. Aprender a respeitar esse valor é a base da educação financeira.

Muitas pessoas querem aumentos de salário e oportunidades de renda extra, mas esquecem que o dinheiro economizado tem o mesmo valor do dinheiro extra. É muito mais simples deixar de gastar do que ganhar mais.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS