GASTOS COM CELULAR

Aprenda dicas de como economizar na conta do telefone celular

Fale o mínimo possível no celular, procure utilizá-lo realmente quando for necessário
Segunda-feira 01 de Abril de 2019
Redação
Aprenda dicas de como economizar na conta do telefone celular

Como a maioria dos brasileiros tem aparelho celular, é importante saber administrar para não ter surpresas desagradáveis no final do mês. Para manter os gastos sob controle, trazemos algumas dicas para os usuários.

1. Plano pré-pago 

Para quem não fala muito no telefone celular, ou mais recebe ligação do que faz, o plano pré-pago pode ser uma boa alternativa. Ao optar por um plano pré-pago, você somente vai gastar os créditos que comprar, não correndo o risco de ter que gastar mais que o desejado. Apesar de limitar o gasto do celular, o minuto do plano pré-pago é mais caro do que o de um plano pós-pago. Neste caso, é bom estudar outras alternativas.

Outro fator que deve ser levado em consideração no plano pré-pago, é que você pode ficar sem créditos em um momento de emergência.

2. Analise o seu perfil de consumo

É muito importante analisar o seu perfil de consumo. Poucas pessoas analisam a sua conta de telefone celular, a maioria apenas passa o olho e vai direto para o valor da conta. Mas, ao fazer uma análise mais detalhada da sua conta de telefone celular, é possível descobrir o seu perfil de consumo, encontrar um plano mais adequado e com isso reduzir a sua conta de telefone celular.

Analisando a sua conta é possível saber quantos minutos são utilizados, quais são os principais números discados, o número de chamadas locais, interurbanas ou internacionais, o número de chamadas para telefones fixos x telefones celulares, as principais operadoras, a frequência que utiliza o telefone celular em viagens, número de mensagens SMS enviadas, entre outras informações.

3. Escolha da operadora de telefonia celular

Ao analisar o seu perfil de consumo você descobrirá para quais pessoas você liga com mais frequência. Descubra quais as operadoras de telefonia celular dos números que você mais liga e, caso sejam de uma operadora diferente da sua, considere fazer a portabilidade para esta outra operadora. As ligações entre celulares de uma mesma operadora são mais baratas, e dependendo do plano, não tem custo, inclusive para ligações interurbanas.

4. Ter mais de uma linha de telefone celular

Se você utiliza muito o celular, principalmente para o trabalho, considere ter mais de uma linha telefônica, de diferentes operadoras, já que grande parte dos aparelhos oferecem opção dual chip. Utilize a análise do seu perfil de consumo para lhe ajudar na tomada desta decisão, inclusive para a escolha das operadoras. 

5. Família

Se boa parte dos minutos da sua conta de telefone celular são gastos com ligações para a sua família, utilizar a mesma operadora de telefonia celular trará uma grande economia para todos.

6. Como saber qual a operadora de telefonia celular

Existem diversos sites e aplicativos gratuitos que disponilizam o serviço de identificação da operadora de telefonia celular. Basta digitar o número do telefone celular com o DDD. Para localizar estes serviços, basta procurar no Google: “identificação de operadora de celular”.

7. Compare os planos das operadoras de telefonia

Esta regra é básica para qualquer aquisição de produtos ou serviços, mas como esta é uma análise que fazemos apenas quando vamos adquirir um plano, acabamos perdendo oportunidades de contratar planos mais baratos oferecidos por outras operadoras, ou até mesmo pela própria operadora. Como a competição entre as operadoras de telefonia celular é grande, um plano que é vantajoso hoje, pode não ser mais amanhã.

8. Erros na fatura

Além de analisar a conta telefônica para definir o seu perfil de consumo, é importante conferir se os valores cobrados estão corretos. Não é raro encontrar erros na conta de telefone celular.

9. Smartphones

Ao utilizar um smartphone com internet (com plano de dados ou Wi-fi), é possível instalar diversos aplicativos de comunicação que permitem substituir diversos serviços, como o de mensagens instantâneas, ou mesmo o de voz.

10. Fale menos

Esta dica parece óbvia, mas não custa relembrar. Fale o mínimo possível no celular, procure utilizá-lo realmente quando for necessário. Afinal, melhor do que ficar batendo papo à distância, é encontrar com os amigos para tomar um café ou para algum outro programa mais interessante.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS