FINANÇAS PESSOAIS

Aprenda dicas para gastar menos com as compras de supermercado

Ao fazer uma lista de compras com calma, checando quais produtos estão em falta na sua casa é possível reduzir as despesas de maneira significativa
Sexta-feira 22 de Março de 2019
Redação
Aprenda dicas para gastar menos com as compras de supermercado

Com o momento de crise, a ordem é gastar menos. Uma das coisas que é preciso diminuir é o gasto com supermercado. Esse tipo de despesa abocanha uma fatia de 13,8% do orçamento das famílias brasileiras (dados referentes a outubro levantados pelo Guia Bolso).

Aqui vão algumas dicas sobre o assunto:

1) Faça compras em atacarejos

Os supermercados que vendem produtos em grandes quantidades, no atacado, e individualmente, no varejo, têm sido chamados de atacarejos. Eles podem ser uma boa opção para economizar nas compras do mês.

2) Fique atento aos calendários de promoções

Os supermercados costumam oferecer promoções em dias específicos da semana ou do mês. 

3) Aproveite também promoções em funções de datas comemorativas

As redes de supermercados costumam realizar ações promocionais para comemorar seus aniversários. 

4) Veja se o supermercado cobre a oferta do concorrente

Alguns supermercados cobrem os preços praticados por concorrentes. Para isso, o cliente deve apresentar no caixa um panfleto que comprove que o valor cobrado pela concorrência é menor que o encontrado na loja.

5) Coloque os produtos de marcas próprias no radar

Com preços atrativos, as marcas próprias de redes de supermercado são uma boa alternativa para gastar menos com as compras. Essas marcas, inclusive, estão oferecendo cada vez mais categorias de produtos, o que amplia a oportunidade de encontrar bons preços. 

6) Cadastre-se nos programas de fidelidade

Engana-se quem pensa que os programas de fidelidade são restritos às companhias aéreas e bandeiras de cartões de crédito. Supermercados também têm oferecido esse tipo de política a seus clientes.

7) Busque a prateleira de produtos próximos da validade

Produtos que estão próximos da validade podem ser vendidos com descontos de até 40%. Vale ressaltar que, para o barato não sair caro, é importante comprar um produto que você tem certeza de que irá consumir antes do vencimento. 

8) Faça uma lista de compras

Essa dica é bem conhecida, porém infalível. Ao fazer uma lista de compras com calma, checando quais produtos estão em falta na sua casa e quais você não precisa comprar, é possível reduzir as despesas de maneira significativa.

Além de evitar gastos com itens que você já possui, ao chegar no supermercado com uma lista, focado em ater-se à ela, você corre menos risco de fazer compras por impulso.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS