ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

Confira 6 dicas para economizar combustível no dia a dia

O MT Econômico traz para você algumas dicas que vão te ajudar a economizar
Sexta-feira 29 de Março de 2019
Redação
Confira 6 dicas para economizar combustível no dia a dia
Foto: Reprodução

Hoje em dia, andar com veículo próprio está cada vez mais caro. Além das manutenções periódicas, seguro, ipva, estacionamento entre outros gastos, o combustível é um custo mensal contínuo.

No entanto, é possível diminuir esse impacto financeiro no orçamento. O MT Econômico traz para você algumas dicas que vão te ajudar a economizar.

1 - Calibre os pneus

Pneus murchos duram até 45% menos e são mais suscetíveis a furos e rasgos. A prática de calibragem também ajuda o carro a gastar até 25% menos combustível. Os pneus devem ser calibrados sempre frios.

2 - Diminua o peso do carro

Quanto mais pesado seu carro estiver, mais combustível ele gastará.  Quem tem porta-malas grande costuma aproveitar o espaço adicional para guardar uma série de objetos que prejudica o desempenho do veículo. Carregue somente aquilo que realmente precisar.

3 - Feche os vidros quando estiver em alta velocidade

Andar rápido com os vidros abertos aumenta o consumo de combustível devido a aerodinâmica. Quando tiver numa via com maior velocidade, procure fechar os vidros.

4 - Faça manutenção preventiva

Qualquer coisa que deixe seu carro funcionando com dificuldades aumentará o consumo. Filtros entupidos, óleo fora da especificação ou vencido, falta de líquido de refrigeração, freios raspando ou qualquer outro tipo de defeito, além de fazerem o carro te deixar na mão de uma hora para outra, tiram potência do motor, o que te obriga a pisar mais no acelerador para conseguir o mesmo desempenho. 

5 - Acelere e freie suavemente

Quando for acelerar ou frear faça isso suavemente. Um dos maiores gastos de combustível se dá nos freios, que transformam o movimento em energia térmica (os freios esquentam).

9 - Saiba sempre aonde quer chegar

Antes de sair de casa se planeje e evite andar de forma desnecessária para não gastar combustível à toa.

6 - Pratique o “coasting”

Quando estiver em uma descida jogue a marcha mais alta que tiver e deixe que a inércia acelere o carro por você. Em estradas retas, permita que seu veículo perca velocidade vagarosamente e o acelere de novo calmamente. Isso é chamado de “coasting”, uma forma mais disciplinada e correta de fazer a “banguela”, pois a mesma, costuma ser perigosa por deixar o carro desengatado e possivelmente fora de controle. 

Mais dicas de como cuidar melhor das suas finanças pessoais? Clique aqui.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS