ECONOMIZAR NA PÁSCOA

Dicas valiosas para gastar menos nas compras da Páscoa

Não deixe para última hora! Coloque em prática as dicas para garantir melhores condições e conseguir seguir o planejamento sem desagradáveis surpresas
Quinta-feira 18 de Abril de 2019
Redação
Dicas valiosas para gastar menos nas compras da Páscoa
Foto: Reprodução

A época mais gostosa para as crianças que gostam dos ovos de chocolate chegou e com ela os gastos extras com as compras para a Páscoa. Nos supermercados existe muitas opções mas o preço às vezes desagrada os consumidores, principalmente depois do aumento médio de 40 a 50% nos ovos em relação ao ano passado, conforme o MT Econômico citou anteriormente nesta matéria. 

Diante disso, trazemos algumas dicas para te ajudar a economizar nas compras dessa data comemorativa que engloba não apenas os ovos de chocolate, mas também a ceia com a família.

Confira as dicas

1 – PRIORIZE AS CRIANÇAS E OS MAIS PRÓXIMOS PARA PRESENTEAR
Para que a empolgação da data não tome conta da sua renda, antes de selecionar os chocolates, escolha a quem presentear.

Dica: Anote os nomes priorizando as crianças e os familiares/amigos mais próximos. Esse passo é muito importante para manter o controle na hora de sair às compras, pois certamente será mais claro a quantidade de produtos que precisará levar para casa.

Por isso, sugerimos que revise a lista ao menos três vezes, em três dias diferentes. Conseguindo assim fechar o planejamento com mais sabedoria.

2 – PENSE ALÉM DA MARCA
A publicidade em cima dos chocolates nesta época do ano é pesada: embalagens super trabalhadas, brinquedos exclusivos e entre outros. Por isso, pense se existem opções mais em conta que as grandes marcas, que se assemelham no sabor, que no fim das contas é o que importa.

Você pode também optar pelos chocolates em barra, que costumam ter um peso parecido com os ovos de Páscoa e um preço melhor.

Atualmente os ovos de tamanho padrão vendidos nos supermercados vêm com 125 gramas de chocolate. Segundo Reinaldo Domingos, Presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), comparando uma barra de chocolate com um ovo de Páscoa a diferença pode chegar a 400% em produtos de mesma marca e até o mesmo peso.

Uma excelente e deliciosa opção, no entanto, são os ovos caseiros. Afinal, você estará investindo em um presente único. Além disso estará valorizando o trabalho local e tendo possivelmente um melhor custo-benefício.

Caso realmente deseje os ovos de marca, a dica é escolher três opções que sejam similares, de diferentes marcas, tamanhos e brindes e comparar o valor em ao menos três diferentes mercados, evitando o prejuízo da compra por impulso.

3 – VÁ ÀS COMPRAS SEM AS CRIANÇAS:
Quanto mais se aproxima a data mais os mercados ficarão cheios e claro, tentadores. Afinal, as prateleiras são organizadas de forma estratégica para que as crianças consigam visualizar produtos de destaque: com grandes brinquedos e certamente grandes preços.

Indo às compras sem as crianças é possível fazer escolhas mais racionais e manter a surpresa do presente até a Páscoa. Sem dúvidas é uma importante dica para economizar nas compras de Páscoa.

4 – CONSIDERE PREPARAR SEUS PRÓPRIOS CHOCOLATES
Essa dica é principalmente para quem tem uma boa mão na cozinha. Preparar seus próprios chocolates pode ser uma tarefa prazerosa e muito divertida. Além disso, você pode utilizar sua criatividade para rechear e decorar o ovo como quiser. 

5 – LEMBRE-SE DOS ITENS DA CEIA TÍPICOS DA PÁSCOA
A páscoa vai além dos chocolates, é época também de reunir em casa amigos e família. Por isso, caso vá elaborar ou participar de uma ceia, lembre-se de considerar o valor total da data. O ideal é que faça a compra completa seguindo uma lista, previsão de gastos e muita pesquisa.

Para economizar nas compras de páscoa, lembre-se que todo pequeno custo a mais pode resultar em uma conta além de sua previsão e assim bagunçar o seu orçamento. Também por isso, evite fazer as compras parceladas. Considere este detalhe toda vez que adicionar um produto em seu carrinho de compras.

Caso siga a tradição de consumir peixe na páscoa, considere além do preço o visual do produto. Os pescados costumam apresentar sinais que indicam a qualidade e bom estado de conservação da peça. Por isso considere:

Pele brilhante e muco (caso tenha) translúcido;
Filé firme e elástico;
Escamas bem aderidas à pele;
Brânquias avermelhadas;
Cheiro característico, porém suave.
Como anfitrião você pode sugerir que cada pessoa leve uma receita, garantindo assim uma mesa farta sem pesar em seu bolso ou de seus convidados. Já caso seja o convidado, pesquise receitas saborosas que exijam ingredientes acessíveis, de acordo com o que agrade a maioria das pessoas que irão cear com você!

CONCLUSÃO
Não deixe para última hora! Coloque em prática as dicas para garantir melhores condições e conseguir seguir o planejamento sem desagradáveis surpresas.

Agora que já tem valiosas dicas para economizar nas compras de Páscoa, lembre-se que os momentos em família não devem e nem podem prejudicar o orçamento.

Com tantos outros feriados em vista, é importante se programar para viver momentos incríveis de lazer com as pessoas que você ama!


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS