ECONOMIZAR COM FILHOS

É possível economizar dinheiro quando se tem filhos?

Com um pouco de paciência, dedicação e força de vontade é possível chegar lá e conseguir economizar
Terça-feira 28 de Maio de 2019
Redação
É possível  economizar dinheiro quando se tem filhos?

Ter filhos é saber que terá muitas alegrias e gastos também. Mas será que é possível economizar dinheiro? A resposta é sim, com um pouco de paciência, dedicação e força de vontade é possível chegar lá. Não sabe como? Confira 4 dicas importantes sobre esse assunto.

1. Evite levar seus filhos ao mercado

Você deve se lembrar que seus pais ou avós sempre evitavam levar você ao mercado quando era criança, né? O motivo é simples: crianças sempre querem comprar tudo o que veem! No supermercado, é comum que queiram levar diversas guloseimas que fazem um grande buraco no orçamento familiar. Muitos pais são duros nesse momento e até tentam manter firme a palavra, mas quando a criança faz birra, chora e exige, alguns acabam cedendo e atendem aos muitos pedidos do filho.

Por via das dúvidas, deixe-o em casa ou vá ao mercado enquanto ele está na escola. Assim você fará suas compras com tranquilidade e vai levar somente o necessário.

Vale ressaltar que a ideia não é deixar de comprar as coisas que seu filho gosta, mas evitar comprar tudo de uma vez.

2. Tenha cuidado na hora de presentear seu filho

Pais presenteiam os filhos constantemente, desde um chocolate no supermercado a um celular novo.

Crianças que são presenteadas com frequência crescem com a ideia de que podem ter tudo quando quiserem e possivelmente terão dificuldades quando adultos. É comum que não saibam o valor do dinheiro ou o trabalho que dá para lhes proporcionar tamanho conforto.

Conversar com seus filhos sobre o que a família pode comprar — ou quando poderá fazê-lo — ajuda a desenvolver, na criança, senso de realidade e empatia.

Prepare seu filho para esperar e saber fazer planos. Não antecipe presentes de aniversário ou Natal: você com certeza ficará compelido a dar algo novamente nessas datas. Experimente montar um planejamento junto com o seu filho, ensinando-o a poupar o dinheiro para comprar algo que ele deseja.

3. Busque economizar dinheiro optando por diversão gratuita

Com tanta tecnologia, é difícil tirar os filhos de casa. Quando isso acontece, o passeio mais comum é ir ao shopping. Apesar de divertido e prático, isso gera mais despesas com alimentação e, bem provavelmente, c0m compras inesperadas.

Uma solução para se divertir com a família e gastar pouquinho é buscar na internet atrações gratuitas e projetos culturais de sua cidade. É provável que você encontre eventos que não cobram entradas, como peças teatrais ou apresentações musicais.

Para diminuir o custo de lazer com seus filhos, promova encontros familiares em parques fazendo, por exemplo, piqueniques. Seus filhos terão contato com a natureza e poderão aprender um pouco de culinária, ajudando os pais a preparar os lanches.

4. Faça um planejamento financeiro

Para economizar dinheiro é impossível fugir de um planejamento financeiro, tendo filhos ou não. Faça uma lista de seus custos fixos e dos rendimentos de todos que contribuem em sua casa.

Você pode fazer isso em planilhas ou usar sistemas que o ajudam nesse controle. Existem sites que fazem seu planejamento de forma segura e ainda possuem aplicativos para celulares, a fim de facilitar a organização. A vantagem é que você só terá que incluir seus dados, pois o próprio sistema faz os cálculos para você.

Inclua em sua lista de custos todas as suas despesas como:

→ Aluguel e contas mensais;

→ Cursos e escola;

→ Financiamentos e empréstimos;

→ Gastos com combustível e transporte;

→ Planos de saúde.

Tenha cuidado ao inserir os gastos com cartão de crédito. Preferencialmente, guarde-o para emergências, para não ceder às tentações de sair do seu orçamento.

Se suas despesas são maiores que seus rendimentos, procure cortar gastos desnecessários com urgência. E não deixe de acrescentar uma poupança como fundo de emergência.

Estipule um valor mensal para poupar e, assim que receber o seu salário, separe o dinheiro dessa reserva, antes de tudo. Se deixar para guardar o que sobra no final do mês, é bem possível que não tenha nenhum dinheiro para reservar.

Siga essas orientações para conseguir economizar dinheiro, mesmo tendo filhos. Mas é importante que, ao mesmo tempo, você ensine às crianças sobre a importância de administrar bem o dinheiro, através da educação financeira infantil. 


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS