Setor Automotivo

Fabricação de veículos e vendas caem mais de 20% sob os efeitos do coronavírus

Neste mês, foram produzidas 189,9 mil unidades, contra 240,7 mil no mesmo período de 2019. Conforme explicou o presidente da associação, Luiz Carlos Moraes, a queda não foi causada pela falta de componentes, mas pela parada de produção.
Segunda-feira 06 de Abril de 2020
MT Econômico
Fabricação de veículos e vendas caem mais de 20% sob os efeitos do coronavírus

Produção nacional de veículos caiu 21,1% em março de 2020, em comparativo com o mesmo mês do ano passado. Já no acumulado de janeiro a março, a redução da indústria automotiva foi de 16%.

As vendas de veículos novos caíram 25,2% em março, também comparando o mesmo mês de 2019, passado de 22.961 para 17.165. No acumulado deste ano (janeiro a março) a queda foi de 12,1% nas vendas.

Dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e foram divulgados nesta segunda-feira (6).

Conforme explicou o presidente da associação, Luiz Carlos Moraes, a queda não foi causada pela falta de componentes, mas pela parada de produção. Praticamente toda a indústria automotiva suspendeu suas operações em prevenção à disseminação do novo Coronavírus. 

Como consequência, as exportações de veículos também sentiram impacto da pandemia. Foram exportadas 30,7 mil unidades este ano, contra 39 mil no ano passado, queda de 21,2%.

O presidente da Anfavea, no entanto, prefere não revisar projeções divulgadas para 2020. Em janeiro, estimava-se um crescimento de 7% na produção de veículos leves e queda de 10,4% nas exportações. Para ele, crise é muito profunda e não é possível estimar consequências a longo prazo. 


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS