INDÚSTRIA 4.0

Indústria é um dos setores que mais devem se beneficiar com big data e inteligência artificial

Apesar do conceito de tecnologia e inovação estar difundido no mercado, existe ainda dificuldade das pequenas indústrias aderirem na prática as ferramentas da indústria 4.0
Terça-feira 05 de Novembro de 2019
MT Econômico
Indústria é um dos setores que mais devem se beneficiar com big data e inteligência artificial

Com o uso de tecnologias como big data e inteligência artificial, a indústria é um dos setores que tendem a se beneficiar, e muito, com esse tipo de inovação, no que se convencionou chamar de Indústria 4.0. Nela, as máquinas são dotadas de sensores que se comunicam entre si – e tornam o processo produtivo cada vez mais eficiente. 

Segundo levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, 73 bilhões de reais por ano. Desse montante, 34 bilhões se referem à redução de custos de manutenção de equipamentos e 7 bilhões de reais, à economia de energia.

Em Mato Grosso, este ano, teve um Fórum sobre indústria 4.0 que mostrou que apesar do conceito de tecnologia e inovação estar difundido no mercado, existe ainda dificuldade das pequenas indústrias aderirem na prática as ferramentas da indústria 4.0. Veja mais nessa matéria especial do MT Econômico neste link.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS